Rússia está pronta para um novo mundo sem limites nucleares, diz porta-voz

A Rússia está preparada para a nova realidade de um mundo sem limites para o controle de armas nucleares após o vencimento do novo tratado START no final desta semana, afirmou o porta-voz russo para o controle de armas nesta terça-feira (3).

A menos que Moscou e Washington cheguem a um entendimento bilateral de última hora, o acordo assinado em 2010 pelo presidente dos EUA, Barack Obama, e pelo presidente russo, Dmitry Medvedev, vai expirar em 5 de fevereiro.

O presidente americano Barack Obama e o presidente da Rússia Dmitry Medvedev durante evento sobre segurança nuclear na Coreia do Sul, em 2012 • Sasha Mordovets/Getty Images
O presidente americano Barack Obama e o presidente da Rússia Dmitry Medvedev durante evento sobre segurança nuclear na Coreia do Sul, em 2012 • Sasha Mordovets/Getty Images

“A falta de resposta também é uma resposta”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, citado pela agência de notícias estatal TASS em Pequim, sobre a ausência de uma resposta de Washington às propostas russas para estender os limites do acordo.

A Rússia está preparada para a nova realidade onde as duas maiores potências nucleares do mundo não teão limites pela primeira vez em décadas, disse Ryabkov. Ele também afirmou que a Rússia apoia a posição da China sobre o controle de armas.

Sobre o Irã, ele disse que as propostas dos Estados Unidos ao Irã equivalem a ultimatos.

Segundo ele, se os EUA instalassem muitos sistemas de defesa antimíssil na Groenlândia, a Rússia teria que tomar medidas compensatórias em sua esfera militar.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *