Rússia diz que não há mais “mal-entendidos” com os Estados Unidos

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta quinta-feira (11) que todos os “mal-entendidos” com os Estados Unidos sobre a Ucrânia foram resolvidos após uma reunião no início deste mês entre o presidente Vladimir Putin e o enviado americano Steve Witkoff.

O Kremlin elogiou a reunião de 2 de dezembro com Witkoff e Jared Kushner como “construtiva”, embora não tenham sido alcançados avanços significativos para resolver a guerra na Ucrânia.

Lavrov disse que as conversas confirmaram os “entendimentos mútuos” alcançados entre Putin e o líder americano Donald Trump em uma cúpula no Alasca, em agosto.

“Agora, aqui, em nossas negociações com os americanos sobre a questão da Ucrânia, acredito pessoalmente que os mal-entendidos e as falhas de comunicação foram resolvidos”, disse ele.

O ministro acrescentou que a Rússia deseja um pacote de documentos acordados para sustentar um acordo de paz duradouro e sustentável na Ucrânia, com garantias de segurança para todas as partes envolvidas.

“Transmitimos aos nossos colegas americanos propostas adicionais relativas às garantias de segurança coletiva”, disse Lavrov.

“Compreendemos que, ao discutir garantias de segurança, não podemos nos limitar apenas à Ucrânia.”

Ele também afirmou que a Rússia não aceitaria a adesão da Ucrânia à Otan e que Moscou queria proteção para os falantes de russo na Ucrânia.

 

 

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *