O Rover Perseverance, veículo da Nasa que está em Marte para recolher amostras e analisar a superfície, registrou imagens da paisagem do Planeta Vermelho em um dia de céu limpo.
Apesar de parecer que o céu de Marte está azul (na imagem abaixo), de acordo com a agência espacial, é o resultado de um aprimoramento do Perseverance, já que na realidade, ele é avermelhado.
A montagem feita com 96 fotos tiradas mostra duas unidades geológicas e colinas a até 65 quilômetros de distância.
“Vistas deslumbrantes capturadas pelo nosso rover Perseverance são apenas um vislumbre do que em breve testemunharemos com nossos próprios olhos. As missões inovadoras da Nasa, começando com a Artemis, impulsionarão nossa jornada imparável para levar a exploração espacial humana à superfície marciana”, disse Sean Duffy, administrador interino da agência espacial.
As fotos registradas no dia 26 de maio de 2025 são as mais nítidas feitas pelo veículo desde o começo de sua missão, em fevereiro de 2021.
Os cientistas conseguiram identificar a estrutura de uma grande rocha que parece estar sobre uma ondulação de areia, podendo indicar ser uma “rocha flutuante”.
De acordo com a Nasa, provavelmente ela foi formada em outro lugar e foi transportada para sua localização atual — podendo ser por meio de um deslizamento de terra, água ou vento.
O rover Perseverance da Nasa vem coletando rochas e poeira desde que pousou em Marte em fevereiro de 2021.
Cientistas acreditam que amostras resgatadas da Cratera Jezero, o local de um antigo lago e delta de rio, podem ser uma das únicas maneiras de determinar se a vida já existiu no Planeta Vermelho.
