Indicado a Melhor Filme e outras sete categorias no 98ª edição do Oscar, “Hamnet” foi inspirado no romance da escritora Maggie O’Farrell, lançado em 2020. A obra narra a história ficcional do filho de 11 anos de William Shakespeare, que morreu em 1596, e explorando a experiência do luto dos pais.
A autora da peça literária também foi roteirista do longa-metragem, e descreveu como “surreal” a experiência de receber as indicações de Melhor Roteiro Adaptado ao lado de Chloe Zhao, que foi nomeada para a categoria de Melhor Direção pela mesma produção. Disse que o livro “parece filho” e que “o filme é um esforço verdadeiramente colaborativo”.
Nascida na Irlanda do Norte, Maggie O’Farrell viveu no País de Gales e na Escócia. “Eu cresci principalmente no Reino Unido, mas visitávamos a Irlanda o tempo todo durante minha infância, é uma parte muito importante da minha identidade e de quem eu sou”, conta a escritora à BBC News da Irlanda do Norte.
De acordo com ela, foi isso o que a fez encontrar um tom particularmente inglês para a obra.
Falando sobre a pesquisa que realizou para a escrita, contou: “Não faltam livros sobre Shakespeare. Você poderia passar o resto da vida lendo livros sobre ele, e muitas pessoas fazem isso.”, dizendo que leu excessivamente sobre o dramaturgo.
Apesar isso, não se sabe muito da história do autor, sem ter muitos registros também sobre a família, esposas, mãe ou filhas, “são pessoas cuja história foi escrita na água e são muito mais notas de rodapé em sua história”.
Para entender a vida das personagens femininas, O’Farrell disse que a pesquisa foi mais prática: “Aprendi a fazer um falcão voar, o que é, na verdade, a coisa mais divertida que já fiz em nome do trabalho”, conta.
“Fiz pão usando uma receita Tudor, plante meu próprio jardim medicinal elizabetano e participei de um curso para aprender a transformar plantas em remédios”.
Na produção audiovisual, há rumores de que Agnes (Jessie Buckey) seja filha de uma bruxa da floresta. No filme, ela aparece passando tempo com o falcão de estimação e colhendo ervas para preparar remédios e uma habilidade quase sobrenatural de pressentir o futuro.
Assista ao trailer