Resto de antigo “zoológico” com animais de 3 mil anos é encontrado na China

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS) descobriram uma das mais antigas coleções de animais selvagens em cativeiro na China. Foram encontradas fossas de sacrifício de 3.000 anos com restos mortais de grandes felinos, búfalos-d’água asiáticos e outras espécies.

Os fósseis e suas covas foram encontrados em Yin Xu, em um sítio arqueológico na província central de Henan.

Segundo a revista chinesa Sixth Tone, foram escavados cerca de 1.240 metros quadrados, que revelaram 19 fossas de sacrifício de pequeno e médio porte. As escavações aconteceram entre 2023 e 2024.

A descoberta foi publicaa no início de janeiro deste ano.

Nas fossas, os arqueólogos recuperaram restos de animais mamíferos como veados, lobos, tigres, leopardos, raposas, javalis; mas também aves como cisnes, garças e gansos.

Além de fósseis, foram encontrados nas covas sinos de bronze pendurados no pescoço dos animais. No total eram 29 sinos.

A pesquisadora da CASS, Niu Shishan, disse à mídia local que a descoberta sugere que esses animais não eram caçados, eles eram mantidos vivos como “criaturas exóticas” controlados pelas elites.

GALERIA – Veja descobertas arqueológicas de 2026 e dinossauros

Os animais deviam ser usados como sacrifícios pelas elites da antiguidade.

Niu ainda acrescentou que a diversidade de espécies encontradas no local pode fornecer novo material para o estudo das condições climáticas e ambientais durante o final do período Shang – que durou entre a.C. 1600–1046 a.C.

*Sob supervisão de AR.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *