O Flamengo fará sua estreia na Copa Intercontinental da Fifa nesta quarta-feira (10), às 14h (de Brasília), diante do Cruz Azul. Com o tetracampeonato da Libertadores, o clube carioca garantiu sua vaga em um torneio de nível mundial pela quinta vez na história.
O Mengão esteve presente na edição de 1981 da Copa Intercontinental, nos Mundiais de 2019 e 2022 e na Copa do Mundo de Clubes deste ano, sediada nos Estados Unidos.
Em caso de vitória sobre o time mexicano, a equipe rubro-negra irá enfrentar o Pyramids, do Egito, representante do continente africano. Depois, na grande final, o rival será o PSG, campeão da Champions League na temporada passada.
1981: Primeiro e único título no Japão
Depois de levantar a taça da Libertadores de 1981, o Flamengo assegurou seu lugar na disputa da Copa Intercontinental de 1981. Em duelo realizado no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão, o clube brasileiro encarou o Liverpool, campeão da Taça dos Campeões Europeus daquele ano.
Com grande atuação, Nunes (duas vezes) e Adílio definiram a vitória por 3 a 0 do Mengão sobre o time inglês, resultado que deu o título ao rubro-negro.
2019: Revanche do Liverpool no Catar
Após 38 anos, o Flamengo voltou a participar de um Campeonato Mundial em 2019, graças ao título da Libertadores diante do River Plate. Na semifinal do torneio, os cariocas bateram o saudita Al-Hilal por 3 a 1, com gols de Giorgian de Arrascaeta, Bruno Henrique e Ali Al-Bulaihi (contra).
Na sequência, a equipe seguiu para a decisão, onde enfrentou novamente o Liverpool, assim como em 1981. Porém, desta vez, o time europeu levou a melhor e saiu com a vitória por 1 a 0. O gol que definiu a partida foi marcado pelo brasileiro Roberto Firmino, já na prorrogação.
2022: Queda na semifinal para o Al-Hilal
No tricampeonato continental, em 2022, o Flamengo foi para o Mundial de Clubes para encarar o mesmo Al-Hilal que em 2019. No entanto, agora, os brasileiros foram superados pelos sauditas pelo placar de 3 a 2.
Salem Al-Dawsari abriu o placar logo aos quatro minutos, em cobrança de pênalti. Aos 20, o centroavante Pedro igualou a disputa. Ainda no primeiro tempo, Gerson foi expulso do lado do Rubro-Negro e Al-Dawsari fez o segundo do Al-Hilal. Já na segunda etapa, Luciano Vietto ampliou e o próprio Pedro diminuiu nos acréscimos do jogo.
2025: Participação da Copa do Mundo de Clubes
O Flamengo foi um dos quatro clubes brasileiros presentes na edição de estreia da Copa do Mundo de Clubes. Na fase de grupos, o time terminou na liderança da chave D, com vitórias sobre o Espérance, da Tunísia, e o Chelsea, da Inglaterra, e um empate contra o Los Angeles FC, dos Estados Unidos.
No mata-mata, o Mengão caiu logo nas oitavas de final com uma derrota por 4 a 2 para o Bayern de Munique. Harry Kane (duas vezes), Leon Goretzka e Erick Pulgar (contra) anotaram a favor dos alemães, enquanto Gerson e Jorginho descontaram do lado brasileiro.