Relembre o que Trump falou sobre o relacionamento com Jeffrey Epstein

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter tido um “relacionamento muito ruim” com o criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein por “muitos anos”. Nos últimos anos, ele chamou Epstein de “nojento” e disse que “não era fã”, alegando que, antes da morte do magnata em 2019, eles não se falavam há anos.

Apesar dessa linguagem dura, uma análise abrangente da CNN, feita no início deste ano, de registros judiciais, fotografias, entrevistas e outros documentos públicos, retrata uma relação duradoura entre os dois homens até meados dos anos 2000, quando Trump afirma ter rompido os laços com Epstein.

O presidente não foi acusado de qualquer delito criminal relacionado a Epstein. A vasta quantidade de documentos divulgados referentes à investigação de Epstein cita muitas pessoas, e ser mencionado não significa, por si só, cometer um crime.

Em um perfil de Epstein publicado na revista New York Magazine em outubro de 2002, Trump o descreve como “um cara fantástico”, dizendo que o conhecia há 15 anos. “Dizem até que ele gosta de mulheres bonitas tanto quanto eu, e muitas delas são bem jovens”, disse Trump na época.

Uma carta de 2003, assinada por Trump e com um desenho do torso de uma mulher, afirmava que ele e Epstein tinham “certas coisas em comum”. Quando a carta foi divulgada em setembro de 2025, Trump negou veementemente qualquer envolvimento.

Em 2004, Trump e Epstein tiveram um desentendimento notório, supostamente ligado a uma disputa sobre uma mansão em Palm Beach que ambos queriam comprar em um leilão.

Anos mais tarde, em fevereiro de 2015, Trump disse que Epstein tinha “um problema”, acrescentando: “aquela ilha era realmente um antro de imundície, não há dúvida”, referindo-se a uma ilha particular nas Ilhas Virgens Americanas que pertencia a Epstein.

Nos anos que se seguiram, ele continuou a minimizar as sugestões de que teria tido uma amizade com Epstein.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *