Relembre as principais obras de Luis Fernando Veríssimo

O autor Luis Fernando Verissimo, morto aos 88 anos devido a complicações decorrentes de uma pneumonia. Filho de Erico Verissimo, Luis Fernando deixou como legado mais de 80 títulos publicados, que passam por diferentes gêneros literários, como romances, contos e quadrinhos, que o levaram a ter mais de 5,6 milhões de exemplares vendidos.

Verissimo começou cedo a escrever, e quando criança, aos 14 anos, junto a sua irmã Clarissa, produziu um noticiário de sua família, que pendurava atrás da porta do banheiro de sua própria casa, chamada “O Patentino”. Depois de um breve momento na juventude em que passou pela música, o autor se instalou em Porto Alegre, em 1956, quando passou a dedicar sua carreira à escrita.

Principais obras de Luis Fernando Veríssimo

O gaúcho produziu por uma longa parte de sua carreira para veículos jornalísticos do Brasil, passando por funções como revisão, colunista e cartunista, além de também desempenhar coberturas e reportagens – acompanhou nas décadas de 1980 e 1990 a Copa do Mundo para diferentes jornais.

Ele é o criador de personagens que marcaram tirinhas e crônicas de jornais nacionais, como o detetive Ed Mort, uma sátira aos investigadores de histórias norte-americanas, a Família Brasil, que representa uma parentela da classe médica do país, que passa por momentos constrangedores e Dora Avante, uma personagem que critica as dondocas da alta sociedade obcecadas pela juventude.  Com uma produção prolífica, seus escritos e quadrinhos para jornais muitas vezes foram reunidos em coletâneas e publicados em formato de livro, como a antologia “Ed Mort, todas as histórias“.

Relembre alguns de seus principais livros:

O Melhor das Comédias da Vida Privada (1994)

Na coletânea, Veríssimo reuniu crônicas com sobre o cotidiano brasileiro, reunindo seus personagens antológicos como Dr. Pompeu, a mulher do Silva e Regininha. Publicado pela editora Ponto de Leitura, a obra se tornou uma série televisiva em 1995, com direção Jorge Furtado e Guel Arraes, e contou com participações de Fernanda Torres, Marieta Severo e Andréa Beltrão.

Sexo na Cabeça (1999)

Com 45 crônicas, a seleção traz as histórias de Verissimo sobre um tema tão popular e que ‘vive na cabeça de todos’: sexo. É o quarto volume da série Ver!ssimo, que relançou toda sua obra com revisão do autor.

As Mentiras que os Homens Contam  (2000)

A obra que chegou a ser leitura obrigatória do vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Verissimo reúne das mentiras mais brandas até as complexas que dizemos no dia a dia. Se tornou um dos livros mais vendidos de sua trajetória.

Os Espiões (2009)

Em “Os Espiões”, seu sexto romance, um editor se encanta pelos textos de uma mulher que assina como “Ariadne” – personagem da mitologia grega que ajuda Teseu a sair do labirinto. Nas mãos de Verissimo, Ariadne ganha novos contornos às avessas, e enfeitiça o protagonista e seus amigos de bar. Apesar de já ter escrito outras novelas, esta é a primeira obra escrita pelo autor gaúcho se ter sido ‘encomendada’, ao que Verissimo chamou de “primeiro romance puramente seu”.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *