Giorgian de Arrascaeta está entre os finalistas ao título de Rei da América cedido anualmente pelo jornal El País. Luiz Henrique, ex-Botafogo, foi o eleito do ano passado.
O resultado da votação deste ano, feita por jornalistas do continente, será anunciado em 31 de dezembro, marcando a 40ª edição do prêmio.
Os três finalistas são o uruguaio Arrascaeta e dois argentinos, Lionel Messi e Adrián Martínez.
O meio-campista do Flamengo fez 28 gols nessa temporada –somando os feitos pela seleção de seu país– e foi artilheiro do rubro-negro, conquistando Carioca, Supercopa do Brasil, Brasileirão e Copa Libertadores com o time.
Já o craque Lionel Messi, aos 38 anos, fez 46 gols somando as partidas pelo Inter Miami e pela Argentina, ajudando a dar o título inédito da MLS ao time norte-americano, ao lado de companheiros como Luis Suárez, além de ter chegado à semi da Concacaf Champions Cup e às oitavas do Mundial de Clubes.
Terceiro concorrente, Adrián “Maravilla” Martínez é atacante do Racing teve uma temporada de altos e baixos, mas marcada por uma redenção no final.
Com 22 gols na temporada, ele também foi artilheiro do time argentino e protagonista na conquista da Recopa Sul-Americana, na chegada à semi da Copa Libertadores e à final do Torneo Clausura do Campeonato Argentino.
Caso Arrascaeta seja eleito, seria a primeira vitória de um uruguaio nos últimos dez anos, acabando com a sequência Brasil-Argentina que começou em 2020.