Rede Lightning: saiba como funciona tecnologia de pagamento em criptomoeda

A Lightning Network, ou rede Lightning, é uma das soluções mais importantes criadas para o bitcoin desde o seu nascimento. É uma rede de pagamentos offline e tem como objetivo agilizar e facilitar pagamentos com a criptomoeda.

Em resumo, o objetivo da tecnologia é resolver um dos maiores desafios da criptomoeda: a escalabilidade, ou seja, a capacidade de processar um grande número de transações de forma rápida e barata.

O bitcoin, em sua camada principal, processa apenas cerca de sete transações por segundo. Ou ainda, valida um bloco a cada 10 minutos em média.

 

 

Esse limite existe por questões de segurança e descentralização. Cada bloco precisa ser validado por milhares de nós espalhados pelo mundo.

O problema é que, em momentos de alta demanda, as taxas sobem e o tempo de confirmação aumenta. Com tantos meios de pagamentos instantâneos, é inviável que uma tecnologia seja disruptiva se não for escalável. Foi para contornar isso que a Lightning Network surgiu.

A Lightning funciona como uma segunda camada, uma rede de pagamentos offline adjacente da blockchain do bitcoin. Duas pessoas abrem um canal de pagamento na Lightning, depositando uma pequena quantia de Bitcoin na rede principal.

A partir da abertura do canal, podem enviar e receber valores entre si de forma imediata, atualizando apenas o saldo entre as partes. Quando decidem encerrar o canal, o saldo final é registrado na blockchain, a cadeia de blocos.

O sistema mantém a segurança do Bitcoin, validando todas as transações na rede, mas reduz drasticamente a carga.

Uma das maiores inovações da Lightning é que os pagamentos podem percorrer múltiplos canais para chegar ao destino. Ou seja, não é necessário ter uma conexão direta com quem vai receber. Basta que a rede encontre um caminho de nós interligados para rotear o pagamento.

Micropagamentos na Lightning Network

Além de acelerar transações, a Lightning Network também viabiliza micropagamentos, algo antes inviável no Bitcoin devido às taxas de rede.

É possível pagar centavos de dólar por artigos, gorjetas ou serviços digitais de forma instantânea. Essa capacidade abre novas oportunidades para a economia digital, integrando o Bitcoin a plataformas, jogos, e aplicativos de todo o mundo.

Empresas como Strike, Cash App, Bitfinex e até Twitter (X) já testam ou integram pagamentos via Lightning.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *