Quem foi Vera Barreto Leite Valdez, atriz e primeira top model brasileira

A atriz Vera Barreto Leite Valdez morreu nesta terça-feira (14) e deixou saudades na comunidade do teatro brasileira. Conhecida por seu trabalho nos palcos, nas telonas e como modelo, ela foi uma das peças importantes na criação da TV Globo e do Teatro Oficina.

Na Europa, Vera se destacou por modelar com grandes estilistas como Christian Dior, Elsa Schiaparelli e Coco Chanel. Nos sets brasileiros, participou de filmes como “O Homem Nu” (1997) e “As Cariocas” (1966).

Em 2024, o Teatro Oficina fez uma peça em homenagem aos 88 anos da atriz, o monólogo “Vozes Humanas”. Na montagem, Vera interpretou uma mulher que atravessa uma separação amorosa.

De acordo com o Museu Brasileiro de Rádio e Televisão, Vera foi modelo de Christian Dior (1905-1957) na França namorou o cineasta Ruy Guerra, 94.

No Brasil, trabalhou como modelo do estilista paraense Dener Pamplona de Abreu (1937-1978) e foi uma das fundadoras da TV Globo em 26 de abril de 1965.

No cinema, Vera Barreto Leite trabalhou com o diretor Roberto Santos em “O Homem Nu” (1997) e com Walter Hugo Khouri em “As Cariocas” (1966).

Sua última aparição nas telonas foi nos filmes “A Alegria é a Prova dos Nove”, “Feira da Ladra” e “Tia Virgínia”, todos em 2023.

No final da década de 1950, se casou com o ator Luís Linhares, com quem teve uma filha, Paula. Do relacionamento com Pedro Moraes, jornalista e filho de Vinicius de Moraes, ela teve Mariana de Moraes, 56, cantora e atriz.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *