Marcos Vinicius Portugal Santos, de 41 anos, morto a tiros na manhã deste domingo (7) após um ataque contra sua família nas proximidades do BarraShopping, era empresário do setor de aviação e tinha uma carreira ligada tanto ao mercado aeronáutico quanto ao entretenimento.
Ele era diretor da Flyexecutivos Administração de Aeronaves, empresa que atua na compra, venda e gestão de aeronaves. Estava no cargo desde janeiro de 2024 e vivia há pelo menos dois anos essa rotina profissional ligada à aviação executiva. Antes disso, Marcos trabalhou como piloto de linha aérea, função que exerceu na Avianca Brasil entre maio e setembro de 2018.
Nas redes sociais, Marcos compartilhava vídeos e fotos relacionados ao seu trabalho com aeronaves e a viagens internacionais. Ele registrava rotineiramente destinos como Dubai, Paris e diferentes cidades da Flórida, exibindo uma vida associada ao setor de aviação e ao turismo internacional.
O empresário também mantinha conexão com o meio artístico. Ele atuava no setor comercial da Nadamal, gravadora fundada pelo rapper Filipe Ret, e costumava divulgar eventos relacionados ao artista em seu perfil.
O ataque
Segundo informações repassadas ao 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), o filho Pietro Gouvea Portugal, de 20 anos, percebeu quando o ocupante da garupa sacou uma arma e iniciou os disparos contra o pai, que dirigia o veículo. Marcos foi atingido no abdômen, tórax, braço direito e na região do queixo.
Pietro sofreu um ferimento de raspão no braço, e a namorada dele, Julia Figueiredo de Sousa, 20 anos, que também estava no carro, não ficou ferida.
A ocorrência foi registrada na 16ª DP (Barra da Tijuca) e será encaminhado à Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). A perícia foi realizada no local e outras diligências estão em andamento para apurar a autoria do crime.