Quaest: no Rio, 53% aprovam governo Castro; gestão Lula é aprovada por 34%

No estado do Rio de Janeiro, aprovação do governo de Cláudio Castro (PL) cresceu 10 pontos percentuais desde agosto e bateu 53%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (2). Já a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovada por 34% dos fluminenses — uma oscilação de 3 pontos para baixo, dentro da margem de erro.

Por outro lado, a administração estadual é desaprovada por 40%, enquanto 64% desaprovam o governo federal no estado (veja a série histórica nos gráficos abaixo).

Foram entrevistados 1.500 eleitores, pessoalmente. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento foi realizado entre os dias 30 e 31 de outubro, dias após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, na última terça-feira (28). A operação policial contra o CV (Comando Vermelho) deixou 121 mortos, sendo quatro policiais, e se tornou a mais letal da história do Rio de Janeiro.

A ação abriu um embate sobre a competência dos entes federativos.

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União cobraram informações do governo do Rio. Querem saber se as autoridades seguiram a chamada “ADPF das Favelas” — uma decisão do STF que estabelece medidas prévias para a realização de operações nas comunidades, visando reduzir o número de mortes.

O governador Cláudio Castro (PL-RJ) disse que a ação foi planejada, defendeu a atuação dos policiais e cobrou mais apoio das Forças Armadas, que não participaram da operação. Segundo o governador, os militares alegam que precisam de uma autorização especial da Presidência da República — a chamada GLO, Garantia da Lei e da Ordem.

Veja os gráficos

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *