A partida entre Pyramids, do Egito, e Auckland City, da Nova Zelândia, que aconteceu neste domingo (14), marcou o início da Copa Intercontinental de Clubes. O representante africano venceu o rival com tranquilidade, pelo placar de 3 a 0.
Walid El Karti, Marwan Hamdy e Mostafa Ziko foram os autores dos gols que definiram o triunfo da equipe egípcia em Cairo. Em junho, o time venceu a Liga dos Campeões da África diante do Mamelodi Sundowns, da África do Sul.
Agora, o Pyramids enfrentará o saudita Al-Ahli, representante asiático, no dia 23 de setembro, em Jidá. O vencedor deste confronto espera por quem ganhar o embate entre Cruz Azul, equipe da América do Norte e Central, e o campeão da Copa Libertadores de 2025, que ainda será definido.
O PSG, campeão da última Champions League, aguarda o seu adversário na grande final da Copa Intercontinental, que ocorrerá no dia 17 de dezembro, no Catar.
Veja a programação da Copa Intercontinental
- 23/09 – Copa África-Ásia-Pacífico: Al-Ahli x Pyramids
- 10/12 – Quartas (Dérbi das Américas): Campeão da Libertadores de 2025 x Cruz Azul
- 13/12 – Semifinal (Copa Challenger): Vencedor do “Dérbi das Américas” x Vencedor da “Copa África-Ásia-Pacífico”
- 17/12: Final: PSG x Vencedor da “Copa Challenger”
Entenda a diferença entre Mundial de Clubes e Copa Intercontinental
Antes da Fifa realizar a “divisão” entre Mundial de Clubes e Intercontinental, as equipes disputavam apenas a competição anual.
Agora, existem dois torneios que valem títulos mundiais em um mesmo ano. Apesar do peso dos troféus, a modalidade de cada campeonato tem diferenças cruciais em suas respectivas execuções.
O Mundial de Clubes iniciou um completo novo formato idealizado pela federação em 2025.
O torneio que coroou o Chelsea como primeiro campeão será disputado a cada quatro anos, sempre um ano antes da Copa do Mundo. São 32 equipes divididas em grupos e fases variadas durante a trajetória.
Já a Copa Intercontinental ocorre anualmente, apenas em formato mata-mata, com seis campeões continentais da temporada.
Além disso, o Mundial tem sede fixa e jogos no meio do ano, enquanto o Intercontinental ainda alterna locais e ocorre no fim da temporada.