Putin e Trump discutem elevar nível de representantes nas negociações

O presidente russo Vladimir Putin e o presidente dos EUA Donald Trump discutiram a ideia de “elevar o nível dos representantes” nas negociações sobre a Ucrânia durante uma ligação de 40 minutos após o encontro do líder americano com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, informou o Kremlin nesta terça-feira (19) no horário local.

“A ideia foi discutida no sentido de que valeria a pena explorar a possibilidade de elevar o nível dos representantes dos lados ucraniano e russo — ou seja, daqueles que participam das negociações diretas mencionadas”, disse o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, em declarações em áudio publicadas no canal oficial do Kremlin no Telegram.

Trump realizou na segunda-feira (18) uma reunião em Washington com Zelensky e outros parceiros europeus. O presidente americano disse que o encontro foi “muito bom” e que começou a organizar uma reunião entre Putin e Zelensky após uma ligação posterior com Putin.

Ushakov, em suas declarações, não especificou o que quis dizer com “elevar o nível” nas reuniões e não abordou diretamente a possibilidade de uma reunião trilateral entre os líderes.

Vladimir Putin e Donald Trump concordaram em manter contato próximo entre si sobre a questão ucraniana e outros assuntos urgentes da agenda internacional e bilateral”, afirmou Ushakov.

“A conversa foi franca e altamente construtiva por natureza.”

Trump disse a Zelensky na segunda-feira que os Estados Unidos ajudariam a garantir a segurança da Ucrânia em qualquer acordo para encerrar a guerra da Rússia, embora a extensão da assistência prometida não tenha ficado imediatamente clara.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *