O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas de chuvas intensas nesta quarta-feira (4) para diversas áreas do país. A previsão é de volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, acompanhados de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h.
As condições meteorológicas indicam riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em função disso, as autoridades meteorológicas e de proteção civil recomendam precaução.
Sul do Brasil tem tempo seco e onda de calor; veja previsão
Áreas sob alerta nas regiões Sudeste e Centro-Oeste
O alerta que se estende até a noite dessa sexta-feira (6) contempla uma grande área que inclui o Centro Goiano, Triângulo Mineiro, Distrito Federal e partes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Inmet emite alerta laranja de chuvas intensas para Sudeste e Centro-Oeste
No Sudeste, o alerta estende-se para o Norte Fluminense, Metropolitana do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba Paulista e a região de Presidente Prudente, em São Paulo.
A instabilidade deve persistir nos dias seguintes, com trovoadas isoladas previstas para o final de semana.
Instabilidade no Norte e Nordeste
Outro alerta para chuvas intensas, com validade até a noite desta quinta-feira (5), atinge estados das regiões Norte e Nordeste. As áreas afetadas compreendem o Northeast Paraense, Sul Cearense, Sudeste Paraense, além de extensas faixas do Maranhão e do Piauí.
Os alertas anunciam a chance para o volume de chuva, que pode atingir a marca de 100 mm em 24 horas, com riscos potenciais de estragos em estruturas e inundações.