Uma frente fria que avança pelo Brasil nesta quarta-feira (3) coloca as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste em alerta para temporais. O fenômeno, que se une à umidade proveniente da Amazônia, deve provocar chuvas intensas em diversas áreas do país.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de alagamento para diversas áreas entre Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A previsão indica volumes de até 60 milímetros de chuva, com ventos que podem atingir 70 quilômetros por hora, além da possibilidade de raios e granizo.
Situação crítica em algumas regiões
As áreas entre o Acre e o norte do Mato Grosso do Sul devem registrar os maiores volumes de precipitação. A situação é especialmente preocupante devido à previsão de que algumas localidades possam superar, em poucos dias, toda a quantidade de chuva esperada para o mês de dezembro, com volumes que podem ultrapassar 200 milímetros.
Em Brasília, o cenário exige atenção devido ao risco de alagamentos causados pelo grande volume de chuva previsto. A capital federal deve registrar temperatura máxima de 27 graus, com tempo abafado que favorece a formação de temporais.
Na região Sul do país, especificamente entre o oeste do Rio Grande do Sul e do Paraná, o cenário é oposto, sem previsão de chuvas significativas para os próximos dias. Já no litoral do Nordeste, são esperadas apenas pancadas isoladas de chuva, sem risco de temporais.