Previsão do tempo: Fenômeno ainda provoca pancada de chuva em parte do País

A zona de convergência do Atlântico Sul, sistema que concentrou nuvens carregadas entre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país desde o último sábado, terá seu último dia de atuação sobre o Brasil nesta quarta-feira (7). Segundo a previsão do tempo, as chuvas já perdem força, mas ainda há risco de temporais em áreas específicas do território nacional.

De acordo com o mapa meteorológico, as regiões que devem ficar em alerta incluem o interior de Minas Gerais até o Tocantins, uma pequena área entre Goiás e Mato Grosso, e entre o Mato Grosso e o Amazonas. Brasília merece atenção redobrada, podendo acumular até 40 milímetros de chuva após as precipitações intensas registradas na terça-feira, com temperatura máxima não ultrapassando os 24 graus.

Cuiabá e Palmas também devem registrar acumulados de até 30 milímetros de chuva, mas com temperaturas mais elevadas, chegando a 29 e 30 graus, respectivamente. Nas capitais do Sul e em São Paulo, as temperaturas voltam a subir após dias mais amenos. Porto Alegre deve atingir 36 graus nesta quarta-feira, caracterizando o chamado calor pré-frontal, que antecede a chegada de uma frente fria prevista para avançar pelo Rio Grande do Sul ainda hoje, provocando chuvas intensas nas cidades da fronteira com o Uruguai.

Alerta para ciclone extratropical

A situação climática tende a se agravar nos próximos dias. Na quinta-feira (8), a chuva ficará mais intensa devido à formação de um sistema de baixa pressão que dará origem a um ciclone extratropical até sábado. Além disso, uma nova frente fria se aproxima, formando um conjunto de sistemas que preocupa os meteorologistas.

Para o fim de semana, a previsão indica ventos de até 100 km/h e acumulados de até 100 mm de chuva nos três estados da região Sul, além do Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. Na capital paulista, há risco de chuva forte nesta quarta-feira, mas em forma de pancadas isoladas. As temperaturas devem variar, com mínima de 19 graus registrada pela manhã.

As pancadas de chuva características do verão devem atingir grande parte do país, conforme indicado nas áreas em verde escuro do mapa. O sol predominará apenas entre o sul do Paraná e interior de Santa Catarina, e na região que vai do sul da Bahia até o Ceará, com destaque para o litoral do Nordeste, onde as chuvas, quando ocorrerem, serão fracas e isoladas. Apenas no Maranhão é esperada precipitação um pouco mais significativa.

Quanto às temperaturas, o calor predomina em todo o país. Em Salvador e João Pessoa, estão previstas máximas de 30 graus, enquanto Cuiabá deve registrar 30 graus e Campo Grande, 33. No Rio de Janeiro, o calor aumentará gradativamente durante a semana, saindo dos 29 graus de hoje para 34 amanhã, chegando a 36 na sexta-feira, com tempo firme e praia garantida para o fim de semana.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *