A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, descreveu as recentes declarações do presidente americano Donald Trump sobre possíveis ataques terrestres contra cartéis de drogas como parte de sua “forma de comunicação”, e afirmou que, se necessário, conversariam com ele “para fortalecer a coordenação”.
“Devido às declarações que o presidente Trump fez nos últimos dias, que consideramos parte de sua forma de comunicação, pedi ontem ao ministro das Relações Exteriores, Juan Ramón de la Fuente, que entrasse em contato direto com o secretário de Estado e, se necessário, conversasse com o presidente Trump para fortalecer a coordenação”, disse Sheinbaum em uma coletiva de imprensa.
Trump afirmou na quinta-feira (8) que seu governo começará em breve a tomar medidas contra os cartéis de drogas em terra, mencionando especificamente o México.
“Cortamos 97% da entrada de drogas por via marítima e agora vamos começar a atacá-los em terra, no que diz respeito aos cartéis”, disse Trump à Fox News.
“Os cartéis estão controlando o México”, acrescentou o presidente americano. “É muito, muito triste ver o que aconteceu com aquele país.”