A presidente do México, Claudia Sheinbaum, condenou a operação dos Estados Unidos na Venezuela que capturou o ditador Nicolás Maduro neste sábado (3).
“Como já afirmamos, condenamos qualquer intervenção e nos guiamos pelo que a Constituição estabelece — isso vai além até mesmo da presidência de Maduro”, disse.
“Tem a ver com política internacional, direito internacional, ordem jurídica internacional e com princípios muito claros da política externa mexicana que defendemos. Dentro dessa estrutura, esta é a nossa declaração condenando essa intervenção, e continuaremos a avaliar e a nos manifestar”, adicionou.
Questionada sobre a relação do México com os EUA, Sheinbaum destacou que sempre busca colaboração e coordenação, mas não subordinação.
Na madrugada deste sábado (3), as Forças Armadas dos Estados Unidos fizeram uma operação em grande escala na Venezuela, que contou com dezenas de aeronaves e resultou na captura de Nicolás Maduro.
Ele está sendo levado para Nova York, onde deve responder criminalmente na Justiça americana.
Trump afirmou que os EUA governarão o país sul-americano até que possam “fazer uma transição segura, adequada e sensata”.
Ele também publicou uma foto de Maduro a bordo do navio de guerra que está levando o ditador para Nova York.
*com informações da Reuters