O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, criticou o ataque dos Estados Unidos a uma embarcação da Venezuela que, segundo o governo americano, estaria transportando drogas.
A ação aconteceu na terça-feira (2) no Caribe e deixou 11 mortos, ainda de acordo com autoridades dos EUA.
Nesta quarta-feira (3), Petro compartilhou nas redes sociais o vídeo do ataque que foi divulgado por Marco Rubio, secretário de Estado americano. O líder colombiano afirmou que “se isso for verdade, é um assassinato em qualquer lugar do mundo”.
“Há décadas capturamos civis transportando drogas sem matá-los. Quem transporta drogas não são os grandes traficantes, mas sim os jovens muito pobres do Caribe e do Pacífico”, comentou.
Horas depois, o presidente compartilhou um vídeo de uma abordagem realizada por forças de segurança da Colômbia contra um barco.
Em seguida, voltou a criticar o ataque dos Estados Unidos: “Bombardear o barco é quebrar o princípio universal da proporcionalidade da força e gerar assassinato”.
Trump defende ataque contra embarcação
Também nesta quarta, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, defendeu o ataque contra o barco venezuelano.
O republicano alegou, sem dar detalhes, que o veículo transportava “enormes quantidades de droga”.
Rubio, por sua vez, afirmou que Trump vai declarar guerra contra o narcoterrorismo e que o país tem o direito de “eliminar ameaças iminentes”.