Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (8) por “sempre estar ao lado” do povo venezuelano e ajudar a defender o direito à independência e paz.
A fala aconteceu durante coletiva de imprensa na qual Rodríguez anunciou que o governo libertará um “número importante” de prisioneiros.
“Quero aproveitar sua pergunta para agradecer quem sempre esteve ao lado do povo venezuelano para defender o direito que temos à vida plena, autodeterminação, independência e paz”, afirmou o parlamentar antes de citar Lula nominalmente.
Ele também agradeceu ao ex-líder espanhol José Luis Rodríguez Zapatero e ao governo do Catar.
De acordo com o chanceler José Manuel Albares, cidadãos espanhóis devem estar entre as pessoas que serão soltas pelo governo venezuelano.
Lula disse que captura de Maduro ultrapassa linha do inaceitável
No dia 3 de janeiro, o presidente Lula disse que a captura de Nicolás Maduro pelos militares dos Estados Unidos ultrapassa “linha do inaceitável” e que essa ação abre um precedente extremamente perigoso.
Ele também destacou que o ataque é uma “afronta gravíssima à soberania”.
Além disso, durante reunião da Organização dos Estados Americanos, o embaixador brasileiro classificou a ação contra Maduro como um sequestro e reforçou os pontos levantados pelo líder brasileiro.
Também nesta quinta, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que um avião venezuelano chegará ao Brasil para buscar doações nesta sexta-feira (9). A aeronave levará insumos de diálise e medicamentos ao país vizinho.