Presidente da África do Sul brinca sobre ausência dos EUA ao encerrar G20

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, encerrou na manhã deste domingo (23) a cúpula de líderes do G20, que durou dois dias.

Ele aproveitou para acenar à próxima reunião do grupo, em suas considerações finais, dizendo que o evento “agora segue para o próximo presidente do G20, que é os Estados Unidos, com quem nos encontraremos novamente no próximo ano”.

Após seu discurso, Ramaphosa foi ouvido fazendo piada sobre a ausência dos EUA enquanto o microfone permanecia ligado. “Onde estão os Estados Unidos?”, ouve-se uma voz perguntando a Ramaphosa. “Eles não estão aqui”, responde Ramaphosa, rindo.

Contexto

O governo norte-americano boicotou a cúpula deste ano depois que o presidente Donald Trump citou alegações, já desacreditadas, de que o governo de maioria negra da África do Sul persegue sua minoria branca como justificativa para não comparecer ao evento.

Os Estados Unidos ofereceram-se para enviar o encarregado de negócios norte-americano para a transição do G20, algo que a presidência da África do Sul inicialmente rejeitou.

De acordo com o Museu Nacional da Diplomacia Americana, um encarregado de negócios é um diplomata de hierarquia inferior à de um embaixador e é usado como título para o chefe de uma missão dos EUA quando os EUA e outro país não mantêm relações diplomáticas plenas.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *