Miguel Uribe Turbay, senador colombiano e pré-candidato à Presidência da Colômbia, está em estado crítico devido a uma hemorragia no sistema nervoso central, segundo um comunicado divulgado neste sábado (9) pela Fundação Santa Fé de Bogotá, onde permanece hospitalizado.
Ele foi vítima de um atentado em 7 de junho em Bogotá, quando foi baleado enquanto falava em um comício. Desde então, ele etá internado.
“Nas últimas 48 horas, seu quadro clínico voltou a ser crítico devido a uma hemorragia no sistema nervoso central. Esse quadro exigiu novos procedimentos neurocirúrgicos de emergência que o estabilizaram com sucesso”, explica o comunicado divulgado pela equipe de imprensa do senador.
Segundo informações oficiais, o estado de saúde de Uribe “exigiu o reinício do bloqueio neuromuscular e a sedação profunda para auxiliar sua evolução”, e há indicações de que ele continuará em monitoramento hemodinâmico e neurológico.
O prognóstico permanece reservado, acrescentou a Fundação Santa Fé, o que significa que a equipe médica não dará informações sobre quais os próximos passos no tratamento.
Até o momento, seis pessoas foram presas por suposto envolvimento no atentado contra o parlamentar.