A Corregedoria da Polícia Civil do Rio Grande do Sul indiciou por homicídio doloso, com dolo eventual, um policial que matou com um tiro de arma de fogo um adolescente de 15 anos, em Porto Alegre. O crime ocorreu em março de 2024.
“A conclusão do relatório aponta que, ao efetuar disparos em direção à vegetação onde o adolescente se escondia, o agente assumiu o risco de um resultado letal, ainda que não houvesse intenção direta de causar a morte”, aponta a corporação.
Em depoimento, o policial afirmou que fez os disparos como forma de advertência. Ele também reconheceu que não viu o adolescente portando qualquer arma.
O agente está afastado por licença-saúde. A Corregedoria informou que “já há medida de afastamento da atividade que será implementada imediatamente após seu retorno à função”. O inquérito será encaminhado ao Ministério Público.
João Vitor Macedo, de 15 anos, foi encontrado baleado, em 28 de março de 2024, no Bairro Agronomia, na capital gaúcha. Ele foi socorrido, mas não resistiu. No momento em que foi atingido, policiais perseguiam suspeitos de praticar assaltos na região.