Policiais militares da 2ª Companhia de Proteção Ambiental apreenderam mais de 1 tonelada de pescado irregular na manhã desta quinta-feira (11.12), no município de Rondonópolis. Os peixes de diversas espécies foram encontrados em caixas térmicas dentro de um barco. Na ação, três homens, com idades entre 20 e 32 anos, foram presos em flagrante.
As equipes policiais estavam em patrulhamento pela Operação Piracema, no Rio Vermelho, e encontraram duas canoas de fabricação artesanal sendo conduzidas por três homens, que transportavam algumas caixas térmicas grandes, comumente usadas para armazenamento de peixes.
Diante da situação, os militares fizeram a abordagem dos suspeitos. Eles se apresentaram como indígenas e afirmaram que estavam transportando pescado da Aldeia Gomes Carneiro para a Aldeia Tadarimana.
Em verificação às caixas térmicas, a equipe policial constatou tratar-se de várias espécies de peixes de pesca proibida ou que estavam fora das medidas legais. Os suspeitos também não apresentaram documentação que permitisse a pesca e transporte dos produtos.
Os peixes foram recolhidos pela equipe ambiental e levados para a delegacia de Rondonópolis, onde foram pesados. Foram apreendidos 731 quilos da espécie Cachara, 120 quilos de Pintado, 112 quilos de Pacu, 80 quilos de filé, 23 quilos de Dourado e 20 quilos de Jaú, totalizando 1.086 quilos de pescado apreendidos, que foram doados para instituições de caridade.
Já os três suspeitos também foram conduzidos para a delegacia, onde receberam voz de prisão e ficaram sob responsabilidade da Polícia Judiciária Civil para demais providências.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT