Polícia faz operação contra suspeitos de matar vereador e filho no RJ

Policiais civis da DHBF (Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense) realizam, nesta quinta-feira (11), uma operação para cumprir mandados de prisão contra suspeitos do assassinato do vereador Danilo Francisco da Silva, conhecido como Danilo do Mercado, e de seu filho, Gabriel Francisco Gomes da Silva.

O crime ocorreu em março de 2021, no bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias. Até o momento, dois homens foram presos, entre ele, um policial militar, que foi detido em casa.

A investigação identificou seis pessoas envolvidas. Os apontados como mandantes são Luis Henrique Torres e Lincoln Reis da Silva, além dos executores Allef Alves Bernardino, Leandro Machado da Silva, Luiz Carlos da Costa Ribeiro e Uanderson Costa de Souza. Segundo a polícia, estes últimos fariam parte de uma milícia da região.

O trabalho contou com apoio do Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio do GAECO/MPRJ (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado), da Corregedoria da Polícia Militar e da SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária).

De acordo com as apurações das autoridades, o vereador foi atraído a um restaurante sob o pretexto de negociar a venda de uma carreta-prancha. A saída de Luis Henrique Torres do local teria funcionado como sinal para que os executores, que aguardavam nas proximidades, realizassem os disparos.

Lincoln Reis da Silva, por sua vez, manteve contato com os atiradores e teria auxiliado na tentativa de se desfazer do veículo utilizado na comunicação com os executores.

As provas reunidas durante a investigação incluem imagens de câmeras de segurança que registraram a dinâmica do crime e laudos de balística. Uma das armas usadas no ataque também foi associada a outros homicídios investigados na Baixada.

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, os assassinatos estariam ligados a disputas por poder político e econômico em Duque de Caxias, além de conflitos por propriedades de terras. Três policiais militares estão entre os alvos: Allef Alves Bernardino, Leandro Machado da Silva e Luiz Carlos da Costa Ribeiro.

Leandro já havia sido citado no caso do homicídio do advogado Rodrigo Crespo, ocorrido em fevereiro de 2024, no Centro do Rio.

Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que representantes da 3ª Delegacia de Polícia Judiciária acompanham a operação e colabora integralmente com as investigações. A Corregedoria da PM destacou que instaurou procedimento para apurar a conduta dos policiais denunciados e avaliar a permanência deles na corporação. A PM ainda reforçou que não compactua com desvios de conduta e pune com rigor os envolvidos quando os fatos são comprovados.

Os mandados expedidos pela 4ª Vara Criminal de Duque de Caxias estão sendo cumpridos em cidades da Baixada Fluminense, como Belford Roxo, Nova Iguaçu e Magé.

A CNN tenta localizar a defesa dos alvos citados na matéria.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *