A PCERJ (Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro) realiza, na manhã desta terça-feira (27), uma operação contra a venda clandestina de medicamentos à base de tirzepatida, conhecidos como Lipoless. São cumpridos mandados de busca e apreensão nos bairros de Campo Grande e Guaratiba, na zona oeste do Rio.
O princípio ativo tirzepatida é indicado para o tratamento de diabetes. Porém, as investigações apontam que profissionais da área estética têm oferecido o remédio em clínicas de beleza como um composto para emagrecimento.
As apurações policiais constataram que o produto, de origem paraguaia, não era autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a comercialização ocorria sem o controle da autarquia. A conduta foi apontada como ilegal.
Até o momento, quatro investigadas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.
Receita apreende 288 ampolas de remédio emagrecedor em Fortaleza (CE)
Segundo a corporação, policiais seguem os trabalhos para identificar e responsabilizar possíveis envolvidos. Além disso, também são feitas ações para desarticular quadrilhas especializadas na distribuição e comercialização ilegal de medicamentos como o Lipoless.
*Sob supervisão de Tonny Aranha.