PL e PT atuam com cenário imprevisível para anistia

Deputados da oposição avaliam que há uma dificuldade para aprovação da urgência do PL da Anistia na Câmara. A análise surge após o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), fazer acenos ao governo federal e ao STF (Supremo Tribunal Federa). A apuração é da âncora Tainá Falcão no Bastidores CNN.

Segundo parlamentares, existe uma articulação envolvendo aliados de Hugo para derrotar o projeto original e viabilizar apenas uma versão mais branda da anistia.

A alternativa, conhecida como “anistia light”, tem como foco a revisão das penas e dosimetria relacionadas aos envolvidos nos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro.

Durante a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem, o PL (Partido Liberal) contabilizou 240 votos, número inferior aos 257 necessários para aprovação do projeto.

A situação levou deputados a admitirem que apenas um “milagre” possibilitaria o avanço do projeto.

Do lado governista, especialmente entre membros do PT (Partido dos Trabalhadores), o cenário também é visto com imprevisibilidade. As estimativas apontam uma margem estreita de apenas 10 votos para derrotar a urgência.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *