As 10 rodovias brasileiras em piores condições são administradas pelo poder público, mostrou pesquisa da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), divulgada nesta quarta-feira (17). Deste grupo, nove são geridas por estados das regiões Nordeste, Norte e Sul do país.
Na outra ponta, o ranking com as rodovias mais bem avaliadas se concentra majoritariamente no Sudeste, sob a administração da iniciativa privada.
O presidente da CNT, Vander Costa, explicou que nas Regiões Norte e Nordeste há falta de viabilidade para concessões e de atratividade para investimentos públicos, “é a dupla falta de desenvolvimento econômico e atratividade para concessões, e a falta de ação política para trazer recursos para o próprio estado”.
“Estados mais alinhados com o governo federal conseguem ter mais atratividade [de investimentos] e onde têm políticos, deputados e senadores, interessados na infraestrutura rodoviária, há destinação de parte das emendas parlamentares para a manutenção da qualidade das vias”.
Além disso, Costa destacou a importância da garantia dos investimentos públicos para reduzir a desigualdade nas regiões com rodovias em piores qualidades.
Para isso, o presidente disse que está trabalhando junto ao Legislativo para destinar emendas parlamentares para essas rodovias e para reduzir o corte orçamentário da União para 2026.
O orçamento de investimentos previsto para o Ministério dos Transportes em 2026 caiu de R$ 15,91 bilhões em 2025 para R$ 13,10 bilhões em 2026, enquanto a proporção de investimentos próprios da pasta ampliou de 49,2% para 71,1% nesse período.
Os dados são da Série Especial de Economia – Investimentos em Transporte, também elaborada pela CNT.
Melhores e piores rodovias
As rodovias administradas pela iniciativa privada se encontram em melhores condições no ranking da CNT. De acordo com a diretora executiva da confederação, Fernanda Rezende, isso mostra o impacto a longo prazo das concessões, que aportam a maior parte dos recursos no início do contrato e mantém as manutenções frequentes.
Melhores
- SP-270 – Concedida
- RJ-124 – Concedida
- SP-348 – Concedida
- SP-225 – Concedida
- SP-320 – Pública
- BR-050/MG – Concedida
- SP-070 – Concedida
- SP-021 – Concedida
- SP-270 – Concedida
- BR-050/GO – Concedida
Por sua vez, as rodovias sob administração pública estão classificadas no final do ranking elaborado pela CNT. Classificadas como “Péssimo”, essas vias estão localizadas nos estados do Acre, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Tocantins, Paraíba e Maranhão.
Piores
- 535. AC-010 – Pública
- 536. PE-177 – Pública
- 537. PE-545 – Pública
- 538. RS-324 – Pública
- 539. RS-472 – Pública
- 540. TO-387 – Pública
- 541. BR-364/AC – Pública
- 542. PB-066 – Pública
- 543. MA-106 – Pública
- 544. MA-006 – Pública
O diretor da CNT reforçou a necessidade de manter o nível de investimento atual nas rodovias brasileiras e aumentar o número de concessões no setor, além de aportar recursos públicos em regiões com menos orçamento.
Outra solução apresentada por ele foi melhorar a sinalização das rodovias e aumentar o número de pontos de paradas para os caminhoneiros e passageiros descansarem entre as viagens para diminuir o número de acidentes.