O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, criticou o líder dos EUA, Donald Trump, por sua ausência na COP30, evento que começa no dia 10 de novembro, em Belém (PA).
Líderes representando mais de 100 países se reuniram nesta quinta-feira (6) em Belém, na Cúpula Mundial de Líderes para Ação Climática, antes da COP30.
Em seu discurso, Petro disse que os países reunidos na cúpula climática deveriam “esquecer” o presidente americano em relação às ações climáticas.
“O que devemos fazer então? Deixá-lo em paz. O esquecimento é o maior castigo. Quando ele quiser falar, que falemos sobre a vida, nada mais”, disse ele.
O presidente colombiano afirmou que a ausência de Trump no fórum climático indica que ele está “contra a humanidade”.
“Hoje, literalmente, o Sr. Trump está contra a humanidade. Sua ausência aqui demonstra isso — Trump está contra a humanidade”, disse ele.
Petro lembrou que o presidente dos EUA negou a crise climática durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro.
Entre os ausentes da lista estão os líderes de quatro das cinco economias mais poluentes do mundo – China, Estados Unidos, Índia e Rússia – com apenas a líder da União Europeia presente.
Mas, ao contrário dos outros, o governo americano, que nega as mudanças climáticas, optou por não enviar ninguém às negociações.,