Petista aciona PGR contra Nikolas por favorecer lavagem de dinheiro

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) enviou nesta sexta-feira (28) uma notícia-crime para a PGR (Procuradoria-Geral da República) contra Nikolas Ferreira (PL-MG) por disseminação de informações falsas sobre o sistema financeiro nacional e o favorecimento de lavagem de dinheiro.

A iniciativa do parlamentar decorreu após repercussão da deflagração da megaoperação que atingiu a Faria Lima e algumas instituições do centro financeiro de São Paulo e do Brasil.

O parlamentar cita na notícia-crime o vídeo gravado por Nikolas que viralizou nas redes sociais sobre as alterações na fiscalização sobre o Pix, que o governo pretendia fazer, mas abandonou a proposta. O vídeo publicado em 14 de janeiro no Instagram atingiu mais de 336 milhões de visualizações, até a data desta quinta.

“Ao disseminar informações falsas com alcance de milhões de visualizações, o noticiado [Nikolas] possivelmente contribuiu de forma decisiva para criar brechas regulatórias e comportamentais que fragilizam os mecanismos de rastreamento digital”, diz Correia.

“Essa indução à desconfiança no sistema financeiro, aliada ao incentivo ao uso de dinheiro vivo, acaba beneficiando diretamente esquemas sofisticados que terceirizam a movimentação de recursos ilícitos para interpostas pessoas, empresas de fachada e plataformas digitais pouco reguladas”, prossegue.

Segundo o deputado petista, ao atacar os instrumentos de controle do governo, a narrativa de Nikolas fortalece a infraestrutura paralela do crime organizado e dificulta a atuação das autoridades.

O petista pede que a Procuradoria investigue os crimes de divulgação de informação falsa ou incompleta sobre instituições financeiras, lavagem de dinheiro, organização criminosa, associação ao tráfico de drogas. O deputado pede ainda que o vídeo seja apagado, quebras bancárias e telefones.

A CNN procurou a assessoria de imprensa do deputado Nikolas Ferreira e aguarda posicionamento.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *