A PF (Polícia Federal) prendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em sua casa, em Brasília, neste sábado (22). Em nota, a PF informou que cumpriu mandado de prisão preventiva autorizado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Viaturas descaracterizadas chegaram à residência do ex-mandatário, localizada em um condomínio do Jardim Botânico, por volta das 06h. Em seguida, Bolsonaro foi levado à superintendência da PF na capital federal.
Nas redes sociais, parlamentares se pronunciaram sobre a prisão de Bolsonaro. O deputado federal e líder do PL na Câmara Sóstenes Cavalcante (RJ) publicou na rede social X uma sequência de posts dizendo que o ex-presidente, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de estado, “sempre será inocente”.
O deputado federal Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara, publicou um vídeo no Instagram chamando a prisão preventiva de injusta e afirmou ter sido uma “vingança”.
“Aquele que lutou contra o sistema, hoje está sendo refém dele”, pontuou na gravação.
Já a deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) disse que “a prisão do presidente Bolsonaro é um dos maiores absurdos já cometidos pela “justiça brasileira”.
Veja a repercussão nas redes sociais
Podem fazer o que quiser, @jairbolsonaro sempre será INOCENTE e não roubou ninguém!!
— Sóstenes Cavalcante (@DepSostenes) November 22, 2025
Ele nunca roubou ninguém, diminuiu impostos pra todos os brasileiros e aumentou a arrecadação, entregou o comando do país, mesmo tento um presidente do TSE totalmente tendencioso; a prisão de @jairbolsonaro é a maior perseguição política da história do Brasil!
— Sóstenes Cavalcante (@DepSostenes) November 22, 2025
Golpe que NUNCA existiu!
22 milhões de multa ao PL
Dia 22 de novembro manda prender
Coincidências de um PSICOPATA!!
— Sóstenes Cavalcante (@DepSostenes) November 22, 2025
O Presidente Jair Bolsonaro não constitui uma ameaça a ordem pública e sua transferência para a PF mostra claramente que o arbítrio e a perseguição não tem fim.
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) November 22, 2025
A injustiça prevaleceu. O Brasil viu hoje o que já sabíamos: afastaram Jair Bolsonaro do convívio da família, de forma arbitrária e vergonhosa para nossa história.
Silenciar opositor não é Justiça, é abuso de poder. Divergência política não pode ser motivo para prisão.
— Romeu Zema (@RomeuZema) November 22, 2025
Prender preventivamente quem já cumpre domiciliar e está debilitado é um abuso que viola a lógica jurídica. Fazer isso num sábado, com o Congresso desmobilizado, revela um viés político claro e tentativa de evitar escrutínio. Justiça não é ferramenta de conveniência — é…
— Rogério Marinho🇧🇷 (@rogeriosmarinho) November 22, 2025
Qual a ameaça a ordem pública pode ser um idoso com a saúde debilitada? Na verdade, Moraes quer que Bolsonaro morra esquecido sem que ninguém fale dele. Isso não vai acontecer! pic.twitter.com/Iy2q2CfjGl
— Carlos Jordy (@carlosjordy) November 22, 2025
LIBERTEM BOLSONARO!
— Júlia Zanatta (@apropriajulia) November 22, 2025
Estou cancelando minha agenda no Ceará e me dirigindo à Brasília, acompanhar Jair Bolsonaro de perto, prestar apoio, participar de manifestações e tudo que esteja ao nosso alcance. Que os senadores façam o mesmo, pois só eles podem parar o assassino do Clezão, Moraes.
— André Fernandes (@andrefernm) November 22, 2025
Primeiro ser humano na história a ser preso por causa de uma vigília!
Quem trata Moraes como uma pessoas normal, é tão fora da órbita quanto ele. pic.twitter.com/MNqanLxeRr— Mauricio Marcon (@Maubmarcon) November 22, 2025
Para qualquer espectador externo é no mínimo confuso entender a situação atual brasileira. Jair Bolsonaro não teve um julgamento justo e vem sendo privado de liberdade antes mesmo da sua condenação. Hoje, mais um golpe contra seus direitos. Um homem que não roubou um pila da…
— Jorginho Mello (@jorginhomello) November 22, 2025
Para qualquer espectador externo é no mínimo confuso entender a situação atual brasileira. Jair Bolsonaro não teve um julgamento justo e vem sendo privado de liberdade antes mesmo da sua condenação. Hoje, mais um golpe contra seus direitos. Um homem que não roubou um pila da…
— Jorginho Mello (@jorginhomello) November 22, 2025
A COVARDIA , INJUSTIÇA DE PURA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA , ACABA DE SER CONCLUÍDA PELO DITADOR DA TOGA ALEXANDRE DE MORAES . BOLSONARO
PRESO !— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) November 22, 2025
Hoje é sábado, 22 de novembro. Estou aqui o aeroporto de Guarulhos assustado, angustiado.
Eu estava em pleno voo — saí de Maceió às 5h15 da manhã —ao desembarcar fui tomado de surpresa por essa notícia que me deixou em estado de choque: a decretação da prisão preventiva de…— Marco Feliciano (@marcofeliciano) November 22, 2025
GRANDE DIA!
Bolsonaro preso preventivamente a pedido da PF. A motivação é clara: garantir a ordem pública diante de quem atentou contra a democracia. A lei vale para todos — inclusive para quem tentou colocá-la de joelhos. Hoje é um dia importante para reafirmarmos que o Brasil…
— Maria do Rosário (@mariadorosario) November 22, 2025
*Em atualização