O Papa Leão XIV se encontrou nesta segunda-feira (12) com a líder da oposição da Venezuela, e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, informou o Vaticano, sem fornecer mais detalhes.
O encontro, que constava na agenda do pontífice para esta segunda-feira em um comunicado diário do Vaticano, não foi incluído em um aviso anterior à imprensa sobre a programação do dia.
Leão XIV, o primeiro papa americano, pediu que a Venezuela permaneça um país independente após a captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro pelas forças americanas, sob ordens do presidente Donald Trump.
Em um importante discurso sobre política externa na sexta-feira (9), o pontífice condenou o uso da força militar como meio para atingir objetivos diplomáticos e pediu a proteção dos direitos humanos na Venezuela.
Machado, ex-membro da Assembleia Nacional, foi impedida de concorrer às eleições gerais de 2024 na Venezuela por autoridades alinhadas a Maduro.
Ela apoiou um candidato substituto que foi amplamente considerado vencedor da votação, embora o ditador tenha reivindicado a vitória.
Auditorias de votos realizadas por observadores independentes mostraram irregularidades nos resultados oficiais.