A cidade de Chicago, nos Estados Unidos, está recebendo um impulso da “economia do papa”. Desde a eleição do Papa Leão XIV em maio, empreendedores criativos em todo o mundo têm trabalhado horas extras para estampar sua imagem em tudo, desde macacões de bebê até uma caneca de cerveja gelada.
Mas a febre para ter a imagem do papa pode ser maior na região de Chicagoland, onde Leão cresceu nos subúrbios ao sul.
Novos eventos podem criar um “boom para certos negócios”, disse Elliot Richardson, cofundador e presidente do Small Business Advocacy Council em Chicago.
“Isso cria uma necessidade por certos tipos de mercadorias. Acredito que o varejo conseguirá capitalizar isso. E quanto mais pessoas por perto, melhor para bares e restaurantes”, disse Richardson.
Com um cidadão de Chicago, nascido e criado, liderando a Igreja Católica, alguns pequenos empresários entraram em ação para lucrar.
Brent Raska, ex-pastor presbiteriano, é dono da Burning Bush Brewery, na zona norte da cidade. O cardápio oferece chopes com nomes espirituais, como Urban Monk, Eden e On High, e quase todos são produzidos no local. Raska vende uma cerveja americana suave na torneira chamada Da Pope — é claro.
“É como se fosse o novo papa, uma versão americana de uma tradição europeia”, disse ele à CNN com um sorriso.
Raska disse ter produzido mil latas de Da Pope, que exibe a imagem do pontífice com uma cerveja na mão e um lenço com a bandeira de Chicago no pescoço, em vez da insígnia papal.
Ele vendeu todas as mil latas — que lhe custaram pouco menos de um dólar cada — em apenas três semanas e está considerando tornar Da Pope uma oferta permanente.
“Eu sabia que seria popular, mas não imaginei que fosse tão rápido”, disse Raska. “Ela definitivamente está entre as cervejas mais populares que já vendemos.”
Um porta-voz do Departamento de Assuntos Culturais e Eventos Especiais da cidade atribui ao orgulho cívico grande parte do aumento de produtos e arte com temas papais.
“O orgulho de Chicago é evidente em tudo o que fazemos — da arte e cultura aos esportes e negócios locais”, disse o porta-voz à CNN.
Mas a mania do papa se estende além dos limites da cidade.
A casa de dois andares onde Leo passou a infância, na vila de Dolton, Illinois, ganhou atenção nacional e atraiu visitantes interessados em sua juventude. Desde então, a vila comprou a casa por US$ 375 mil e planeja transformá-la em um local histórico, de acordo com a afiliada da CNN, WLS.
Nos subúrbios do oeste de Chicago, Cortney Black Kinzler disse que começou a fazer itens com temas do papa no mesmo dia em que ele foi eleito.
“Fazemos qualquer coisa que possamos colocar no papa”, disse Kinzler, dono da Urban Artisan, uma loja de presentes em Chicago, em Geneva, Illinois. Os itens incluem camisetas, bonés, porta-copos, adesivos, sacolas e ímãs.
Uma das camisetas mais vendidas de Kinzler tem o desenho de um Leo sorridente segurando uma cerveja Old Style em uma mão e uma dose do famoso licor Malort, feito em Chicago, de sabor pungente, na outra.
As palavras “Amici Manus Chicagonis” pairam sobre a cabeça do papa como uma auréola. Kinzler disse que a frase em latim se traduz como “O aperto de mão de Chicago” — a tradição de tomar uma dose de Malort seguida de uma cerveja Old Style.
Kinzler omitiu a referência ao álcool nos macacões de bebê com tema papal. Em vez disso, o pontífice foi retratado segurando um sanduíche de carne bovina italiana — originário de Chicago — com a frase “Baptized Chicago style” (Batizado ao estilo de Chicago).
“O que eu gosto de dizer é: ‘Nem todo mundo é católico, mas os moradores de Chicago praticam a religião de Chicago’. Ou simplesmente o fato de ele ser um dos nossos, não importa qual religião ou crença você tenha”, disse ela.
Kinzler disse que os negócios aumentaram 20% nos festivais de rua locais, onde ela também vende suas criações.
“Eu esperaria ver algum aumento ano após ano, mas acho que esse salto… você definitivamente poderia atribuí-lo ao papa. ‘A economia do papa’ é boa”, disse Kinzler.
Leo também encontrou seu caminho no passatempo americano.
Stephanie e Josh Ganal, um casal proprietário da Grandstand, uma loja de artigos esportivos perto do Rate Field, casa do Chicago White Sox, viram um aumento nas vendas depois que Leo foi visto usando um boné dos Sox no Vaticano.
Após a eleição do papa, a Grandstand começou a vender camisas do White Sox número 14, que o time aposentou em 2015 para homenagear o rebatedor Paul Konerko, mas que desde então ganharam novo apelo com o Papa Leão 14 estampado nas costas.
Os Ganals disseram ter vendido centenas de camisas, que custam US$ 200. Eles dizem ter recebido encomendas de lugares tão distantes quanto a Coreia do Sul.
Dentro do Rate Field, torcedores do White Sox como Irene Richardson e seus dois filhos podem ser vistos vestindo camisetas com o tema do papa, que ela comprou na Amazon por US$ 17 cada. As camisetas incluem um contorno da mitra alta do papa acima do logotipo do jogador de beisebol do White Sox.
“Poderíamos nos identificar mais com o fato de o papa ser americano, do que, além disso, ser de Chicago e torcedor do White Sox”, disse ela.
Como as dificuldades do White Sox em campo dificilmente diminuirão tão cedo, Stephanie Ganal disse que a coroação de um cidadão de Chicago que cresceu em uma casa modesta de três quartos para se tornar o chefe da Igreja Católica foi nada menos que um milagre.
“É definitivamente algo que precisávamos”, disse ela. “Uma pequena faísca no lado sul.”