Paolla Oliveira e Rita Lee: como o Enem falou sobre o universo feminino

Neste domingo (9) o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) trouxe para o centro do debate a cobrança por padrões de beleza impostos às mulheres, utilizando como exemplos duas estrelas internacionais: a brasileira Paolla Oliveira e a australiana Margot Robbie.

A questão, que apareceu na prova de linguagens, destacou como essa pressão estética afeta a imagem feminina, mesmo no mundo das celebridades. Ainda em relação ao universo feminino, os textos de introdução à redação abordaram o tema envelhecimento, citando opiniões das artistas Rita Lee e Fernando Montenegro.

Para a especialista em linguagens no SAS Educação, Isabela Abreu, a questão em que Paolla Oliveira e Margot Robbie foram mencionadas é um clássico do Enem.

“Conectar uma atualidade à uma questão social. Neste caso, a pergunta abordava a questão da pressão estética em cima das mulheres, que mesmo dentro de um padrão de beleza imposto pela sociedade, não escapam de comentários e críticas relacionadas a sua aparência”, explica Isabela Abreu, editora de linguagens no SAS Educação.

Empoderamento feminino no Enem

Arturo Chiong, professor de redação do curso Anglo, afirma que a questão do Enem 2025 sobre a pressão estética enfrentada por mulheres, exemplificada pelos comentários a Paolla Oliveira, destaca a “insatisfação diante do julgamento público que as mulheres frequentemente sofrem, especialmente em relação ao envelhecimento”.

Ele afirma que a naturalidade do processo de envelhecer, inerente à condição feminina, é muitas vezes desvalorizada, sendo a beleza associada exclusivamente à juventude. “Evidencia um preconceito social significativo em relação à estética feminina.”

Ademais, Chiong diz que a questão do Enem foi além de apenas expor o problema, valorizando a postura das mulheres diante dessa realidade.

“Frente à pressão social sobre a estética feminina, as protagonistas não se apresentam em posição de vítima. Ao invés disso, expõem os comentários ofensivos e rebatem as manifestações preconceituosas e discriminatórias que as atingem”.

Para ele, essa atitude de enfrentamento e empoderamento é um ponto crucial, pois subverte a narrativa de passividade e reforça a importância da resistência feminina contra padrões estéticos opressores.

Enem 2025: CNN Brasil transmite live com correção da prova em tempo real

O Enem 2025 está chegando e você acompanha na CNN Brasil a correção extraoficial ao vivo do exame.

Nos dois domingos de prova, nos dias 9 e 16 de novembro, a partir das 20h, os professores do Objetivo estarão nos nossos estúdios para uma live com a resolução das questões, análises e comentários.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *