Palmeiras disputa, mas é 2º clube mais valioso do Brasil; confira “campeão”

O Palmeiras é o segundo clube mais valioso do Brasil, apenas atrás do Flamengo, segundo estudo feito pelo SportsValue, divulgado nesta terça (09). O Rubro-Negro teve valor estimado em cerca de R$ 5,1 bilhões, enquanto o Verdão foi avaliado em R$ 4,4 bilhões.

A avaliação considerou os ativos circulantes e imobilizados (caixa, aplicações financeiras, estádio, CT e edificações), o valor da marca, valor do plantel e também as receitas garantidas inerentes às competições disputadas.

Quando o assunto é a avaliação do clube em ativos sem jogadores, o Flamengo cai para a oitava posição no ranking, pela falta de um estádio próprio.

Mas as receitas recorrentes do clube atingiram R$ 1,2 bilhão em 2024. Os custos com futebol foram de R$ 982 milhões, o ativo total de R$ 1,7 bilhão e dívidas de R$ 353 milhões.

O estudo destaque que, caso o Flamengo comprasse o Maracanã ou construísse um novo estádio, a distância para o Palmeiras seria bem maior.

Hoje, apesar dessa falta, o clube carioca tem bem mais torcedores que o paulista, o que se reflete em um marca mais valiosa.

Por outro lado, o Palmeiras vem ampliando muito as receitas oriundas da marca, o que possibilitou estar próximo do Flamengo e à frente de seus rivais paulistas, como o Corinthians, terceiro colocado no ranking, avaliado em R$ 3,9 milhões. 

Entenda mais os critérios utilizados

Segundo o SportsValue, o valor da marca de um time é calculado levando em consideração o potencial de mercado consumidor do clube, índice de potencial de consumo, o tamanho da torcida, a distribuição geográfica e o engajamento.

Além disso, faz parte desse tópico o potencial esportivo, a depender do investimento feito em jogadores, e o aproveitamento das receitas oriundas da marca.

Já o valor do plantel, definido como “ativos intangíveis”, avalia o time profissional atual e o registro contábil dos gastos na formação de jogadores das categorias de base.

Por último, os direitos esportivos, calculam as receitas garantidas, inerentes às competições que os clubes participam, em valores oferecidos pelas federações e pela própria CBF.

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