Uma casa desabou atingindo cinco pessoas, na manhã desta terça-feira (16), no bairro Morro de São Francisco, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Segundo o CBMMG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais), um casal e os três filhos estavam na residência quando ocorreu o desabamento. Um adulto e uma criança de cinco anos foram soterrados.
A Defesa Civil de Minas Gerais informou que conseguiram resgatar as duas vítimas, mas a criança já estava em parada cardiorrespiratória.
“Os bombeiros e o Samu realizaram o RCP por 50 minutos, conseguindo estabilizar a respiração. Os adultos foram encaminhados para a UPA Sabará e a criança seguiu para o Hospital João XXIII.”
De acordo com a Defesa Civil, devido as fortes chuvas e o solo encharcado, um muro de arrimo que ficava ao lado da casa acabou cedendo e atingindo o imóvel. Equipes seguem no local fazendo o isolamento e colocando lonas nas encostas para evitar deslizamentos de terra.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o alerta para chuvas intensas segue em Minas Gerais após a renovação do aviso de perigo iminente. O alerta é válido até as 10h da manhã desta quarta-feira (17), para 802 cidades mineiras.
Em nota, a Prefeitura de Sabará, informou que a equipe da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Obras seguem acompanhando a ocorrência, prestando o suporte necessário às famílias afetadas e adotando todas as medidas cabíveis para garantir a segurança do local.
Inmet emite alerta de chuva forte para o Sudeste, nesta terça-feira (16)
Estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h. Entre os principais riscos estão corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.