O contrato mais líquido do ouro fechou em queda nesta segunda-feira (18) enquanto os investidores aguardavam desdobramentos do encontro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, o homólogo ucraniano, Volodymir Zelensky, e outros líderes europeus.
O mercado também se mantém à espera de sinalizações sobre a postura do Fed (Federal Reserve) em relação à política monetária, com o Simpósio de Jackson Hole, promovido pelo Fed de Kansas City, a partir de quinta-feira (21).
O ouro com vencimento em dezembro encerrou em queda de 0,14%, a US$ 3.378,00 por onça-troy, na Comex, divisão de metais da Nymex (bolsa de Nova York).
Na avaliação do MUFG, o encontro de Trump e Zelensky pode afetar a demanda por ouro como porto seguro, já que pode indicar uma distensão ou não do conflito no Leste Europeu.
Apesar do recuo, o banco afirma que o metal precioso permanece com alta de quase 28% no acumulado do ano, apoiado por tensões geopolíticas, preocupações econômicas e diversificação em relação ao dólar.
Em relação à perspectiva de política monetária, a expectativa da semana se concentra no discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, em Jackson Hole, na sexta-feira (22), que pode sinalizar o caminho a ser tomado pelo BC americano na próxima reunião.
Para o MUFG, o dólar pode receber suporte com a falta de sinais claros sobre cortes de juros em seu discurso. O dólar forte costuma pressionar o ouro para queda. Por outro lado, se Powell defender corte de juros, o ouro pode se beneficiar.
*Com informações da Dow Jones Newswires