Onda de calor: Inmet emite alerta laranja para São Paulo e Rio de Janeiro

Os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro entraram em alerta laranja emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para uma onda de calor, comunicado na última terça-feira (23).

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) de São Paulo, os termômetros podem atingir 36 °C nesta quinta-feira (25), superando o recorde de dia mais quente já registrado em dezembro.

A marca atual é de 35,6 °C, registrada em 3 de dezembro de 1998. O calor intenso está associado a esta nova onda de calor alertada pelo Inmet e que marca a primeira semana do verão.

No Rio de Janeiro, o Cievs (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) emitiu um aviso para todos os 92 municípios do estado sobre a ocorrência de calor excessivo nesta quinta-feira (25).

De acordo com o monitoramento, 22 municípios estão sob alerta por excesso de calor no dia de Natal, com classificações que variam entre leve, severo ou extremo. O Instituto prevê temperaturas 5° C acima da média por um período de 3 a 5 dias. O aviso será válido até sexta-feira (26).

O alerta do Inmet também é válido para o sul de Minas Gerais e do Espírito Santo, e parte de Goiás. De acordo com o Inmet, o alerta laranja segue válido até às 18h sexta-feira (26).

Veja mapa das regiões afetadas:

Região Sudeste é afetada por onda de calor • Reprodução/ Inmet
Região Sudeste é afetada por onda de calor • Reprodução/ Inmet

Veja as áreas afetadas

São Paulo: Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba, Bauru, Piracicaba, Araraquara, Marília, Região Metropolitana de São Paulo e Litoral Sul Paulista.

Rio de Janeiro: Metropolitana do Rio de Janeiro, Norte Fluminense, Sul Fluminense, Noroeste Fluminense, Centro Fluminense

O que é o alerta laranja ?

A classificação indica atenção para a possibilidade de eventos meteorológicos perigosos. Nos avisos do Inmet, a cor laranja significa que o fenômeno pode ocorrer nas próximas 72 horas.

*Sob supervisão Luan Leão

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *