O Grande Debate: Messias conseguirá reverter a resistência no Senado?

O comentarista José Eduardo Cardozo e o empresário ex-deputado federal Alexis Fonteyne discutiram, nesta quinta-feira (27), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se Jorge Messias conseguirá reverter a resistência no Senado Federal.

A possibilidade da Casa derrubar a indicação do advogado-geral da União é criticada por ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) ouvidos pela CNN Brasil.

Cardozo entende que Messias conseguirá reverter a situação.

“É uma prerrogativa do presidente escolher um nome, o Senado vai ter que avaliar se concorda ou não. Infelizmente, o nome de Jorge Messias foi indicado onde havia um turbilhão de situações que acabam trazendo essa situação de guerra entre o Senado e o Executivo, mas eu acho que ao final o bom senso prevalecerá e Jorge Messias será sim o futuro ministro do Supremo Tribunal Federal”, opinou.

“Acho essa tentativa de ideologizar a situação do Messias como algo impróprio, como se ele não fosse imparcial é confundir neutralidade com imparcialidade. É, ao mesmo tempo, aplaudir a Constituição dos Estados Unidos da América e criticar a do Brasil”, prosseguiu.

Fonteyne avalia que é difícil que Messias seja aprovado.

“Eu acho que o Lula errou muito nessa indicação, tem um mau humor do Davi Alcolumbre, que querendo ou não tem uma boa influência no Senado. O escolhido dele era outro e já foi presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ou seja, tem uma simpatia dos senadores. Eu também acho que tem o sentimento que é mais uma indicação do grupo de Lula”, disse.

“Mostrando novamente o aparelhamento do STF de forma ideológica, alguém de confiança de Lula. Eu entendo que houve uma reação muito ruim da sociedade brasileira nessa indicação e os senadores sentem que, para a democracia, para esse poder, tem que ser independente”, continuou.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *