O terceiro trimestre da Nvidia surpreendeu o mercado, mas não a gigante dos chips de inteligência artificial, segundo Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da empresa para América Latina.
“Para nós, não é uma novidade. O mercado ainda está entendendo o que trazemos de valor aos seus negócios, há um ecossistema muito forte e que demanda muito. Internamente não foi uma surpresa”, afirmou Aguiar em entrevista ao Fechamento de Mercado do CNN Money.
O lucro de US$ 31,9 bilhões — alta de 65% — e a receita recorde de US$ 57 bilhões vieram apesar dos temores dos investidores de que o mercado de IA esteja em meio a uma bolha.
No jargão dos investidores, uma bolha de mercado é quando o preço de um ativo sobe muito rapidamente, além do que ele de fato valeria, impulsionado por especulação e otimismo excessivo, não necessariamente por ter fundamentos sólidos.
Quando o aumento é insustentável, a bolha estoura: os preços despencam abruptamente, causando grandes perdas aos investidores que compraram no topo.
Marcio Aguiar observou que a empresa está sabendo “gerenciar muito bem essa ansiedade” do mercado e que, internamente, a avaliação da empresa é de que se “sabe que não é uma bolha”. Para ele, o temor quanto à sustentabilidade do negócio de IA é fruto de falta de conhecimento ou medo.
“A gente sabe que isso é simplesmente o inicio de toda uma transformação tecnológica, o mercado ainda não chegou num limite. Cada vez mais empresas estão adotando nossas plataformas de software e aproveitando nossa infraestrutura de hardware”, pontuou, destacando que a empresa tem democratizado o acesso à tecnologia para empresas que vão desde startups até o setor de saúde.
O executivo vê a demanda pelos produtos da Nvidia “extremamente alta”, enquanto seus parceiros de nuvem apresentam vendas recordes e todo o ecossistema de tecnologia vai se retroalimentando ao passo que se beneficia e cresce.
Em sua divulgação de resultados desta quarta-feira (19), a Nvidia previu receita acima do esperado para os últimos três meses do ano.
Segundo Aguiar, a expectativa da empresa é seguir crescendo no quarto trimestre, enquanto ressalta que “o trabalho está apenas começando”.