O governo federal vai transformar a música gospel em patrimônio cultural brasileiro. O anúncio foi feito por Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião ministerial realizada na manhã desta quarta-feira (17).
“Além disso, a última novidade da semana que vem é que nós vamos transformar a música gospel em patrimônio brasileiro”, afirmou Lula durante o encontro com ministros.
O anúncio representa um reconhecimento oficial à importância da música gospel no cenário cultural do país. Este gênero musical, fortemente ligado às manifestações religiosas evangélicas, tem ganhado cada vez mais espaço na indústria fonográfica brasileira e possui milhões de seguidores.
Durante o discurso, Lula também falou a Jorge Messias, advogado-geral da União do Brasil e aposta do governo ao STF, dizendo: “Na semana que vem você pode estar preparado que, além de ser ministro da Suprema Corte, você vai poder cantar música gospel dentro do Palácio do Planalto”.
A música gospel no Brasil tem se destacado não apenas como expressão religiosa, mas também como um fenômeno cultural e mercadológico significativo, com artistas que enchem estádios e arenas em todo o país. O reconhecimento como patrimônio cultural brasileiro pode trazer novas perspectivas para o setor, além de valorizar esta manifestação artística e religiosa.