A chegada do Volume 1 da 5ª temporada de “Stranger Things” trouxe uma reviravolta na trajetória de Will Byers, vivido por Noah Schnapp. O adolescente, que ao longo de quatro temporadas foi sequestrado, possuído e manipulado, finalmente conseguiu tomar o controle de sua própria história.
Alerta de spoiler: o texto a seguir contém spoilers da 5ª temporada de “Stranger Things”
Ao final do episódio 4, Will mostrou que também tem poderes. Quando os Demogorgons estão prestes a acabar com a vida de Lucas (Caleb McLaughlin), Mike (Finn Wolfhard) e Robin (Maya Hawke), o caçula dos Byers consegue assumir o controle das criaturas através da mente do vilã, Vecna (Jamie Campbell). Além de paralisá-los, ele ainda os mata com seus poderes mentais. Se o público vibrou com a reviravolta do adolescente que sempre foi vítima, o ator também comemorou.
Em uma conversa com a Netflix, o ator comentou que, após as filmagens, agradeceu ao criadores, Matt e Ross Duffer, pelo desfecho construído para o personagem. “A forma como vocês escreveram o Will para a temporada final é algo que eu jamais poderia ter sonhado”, relembra ter dito à dupla.
“Então, ter essa oportunidade com aquela cena foi uma experiência incrível, um momento de êxtase para mim e provavelmente uma das minhas sequências de filmagem favoritas do ano. E, para o Will, aquele momento é como o Santo Graal”, acrescenta. A temporada também permite que o adolescente, que lida com questões sobre sua sexualidade, conquiste confiança em si mesmo e, assim, acesse seus poderes. “Ele é mais do que apenas o garoto que foi sequestrado, e nesta temporada vocês verão o que há além disso e as camadas que o compõem.”
O ator ainda acrescenta: “Ao longo dos anos, vivendo à margem, sendo excluído e amadurecendo mais lentamente, Will percebe que essa é, de certa forma, sua maior qualidade. Quando ele finalmente pensa: ‘Eu me aceito, eu me amo e amo o que me torna diferente e único’, ele realmente floresce.”
Na sequência final, Schnapp revela que parte do embate frente a frente com Vecna foi permeado por um sentimento real de medo. “Foi assustador, para ser sincero. Eu realmente me senti parte daquilo, porque não é CGI — grande parte da atuação é do Jamie Campbell Bower, com um figurino de verdade e horas de maquiagem.”
Veja aqui quando estreia o Volume 2 da 5ª temporada.