NFL no Brasil: tudo que você precisa saber sobre Chiefs x Chargers

A tão aguardada partida entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers acontece nesta sexta-feira (5), a partir das 21h, na Neo Química Arena, na zona Leste de São Paulo.

A partida é válida pela primeira semana de jogos da temporada 2025-2026 da NFL. Este será o segundo jogo da rodada que será aberta com o duelo entre Philadelphia Eagles e Dallas Cowboys, nesta quinta-feira (4).

Esta é a segunda edição do São Paulo Game da NFL (National Football League). Em 2024, quando o evento estreou no Brasil, o Green Bay Packers perdeu para o Philadelphia Eagles por 34 a 29 em um jogo recheado de emoções e grandes lances.

Neste ano, a expectativa é que o sucesso seja tão grande quanto no ano passado, quando mais de 47 mil torcedores lotaram o estádio do Corinthians na partida inédita da maior liga de futebol americano do mundo no Brasil.

Astros, logística complexa, show do intervalo e replay de 2019: veja tudo o que você precisa saber sobre a partida entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers.

Data, horário e local

A partida acontece nesta sexta-feira (5), a partir das 21h no horário de Brasília, na Neo Química Arena, estádio do Corinthians em Itaquera, na zona Leste de São Paulo.

Logística para os times

A NFL, as equipes e os órgãos de segurança de São Paulo são rígidos com as informações da logística para os times na capital paulista. Porém, com o sucesso em 2024, o esquema deve se repetir neste ano.

Chiefs e Chargers devem vir ao Brasil em voos comerciais separados de uma companhia aérea norte-americana. As equipes devem chegar ao Aeroporto de Guarulhos nesta quarta-feira (3) e então se deslocar para os respectivos hotéis, que também devem ser de redes de hotelaria dos Estados Unidos.

A logística para o transporte e hospedagem dos atletas não é simples, já que as delegações de cada equipe contam com centenas de pessoas, entre jogadores, equipe técnica, equipe de preparação física, equipe médica, equipe responsável pelos equipamentos dos atletas, além dos executivos das franquias.

Para Packers e Eagles, que disputaram a partida em setembro de 2024, a organização contou com intensa presença da Polícia Militar de São Paulo, o que deve se repetir neste ano.

Na ocasião, as duas equipes chegaram dois dias antes da partida e permaneceram em seus hotéis, saindo apenas para os treinos no dia anterior à partida e para o jogo na Neo Química Arena.

Hino e show do intervalo

Antes de a partida começar, a cantora Ana Castela irá cantar o hino nacional do Brasil, enquanto o artista Kamasi Washington cantará o hino norte-americano.

O show do intervalo, que em 2024 contou com a performance de Anitta, será protagonizado pela cantora colombiana Karol G.

Principais jogadores

Os dois times contam com grandes jogadores, entre eles veteranos e jovens atletas, que prometem lances emocionantes para a torcida nesta sexta.

Conheça abaixo os principais jogadores de Chiefs e Chargers e suas posições:

  • Kansas City Chiefs: Patrick Mahomes (QB), Travis Kelce (TE), Isiah Pacheco (RB), Creed Humphrey (C), Rashee Rice (WR), Chris Jones (DT), Trent McDuffie (CB);
  • Los Angeles Chargers: Justin Herbert (QB), Joe Alt (OT), Khalil Mack (EDGE), Derwin James (S), Ladd McConkey (WR);

Mudanças na Neo Química Arena

A NFL fez diversas mudanças na estrutura da Neo Química Arena para a adequação do estádio à partida entre Chiefs e Chargers. As alterações passaram desde a ampliação da arquibancada, até a mudança completa do gramado e uma reformulação dos vestiários.

Neo Química Arena é palco do segundo jogo da NFL no Brasil • Brooke Sutton/Getty Images
Neo Química Arena é palco do segundo jogo da NFL no Brasil • Brooke Sutton/Getty Images

As equipes cortaram o gramado, formataram e pintaram as linhas do campo para o futebol americano. O tamanho do campo da modalidade também é diferente, sendo mais longo e mais estreito que o campo de futebol.

Já nos vestiários, a NFL precisa de armários muito maiores para os atletas do que os existentes para os jogadores de futebol. Por isso, a liga conta com um parceiro local para a construção de novos armários para os mais de 50 atletas de cada equipe.

R$ 330 milhões

A partida da NFL deve movimentar mais de R$ 330 milhões na capital paulista. A informação é do presidente da SPTuris, Gustavo Pires, empresa da Prefeitura de São Paulo responsável pela realização de grandes eventos turísticos na cidade.

Pires afirma que o mesmo sucesso da edição de 2024 deve ser visto neste ano. “O evento traz muita projeção para a cidade de São Paulo e o Brasil representa um mercado com potencial enorme para crescer no futebol americano.”

Ele ainda destaca que 11,5% do público registrado na partida era de fora do país, mostrando que o jogo não atrai apenas brasileiros. Com mais de 36 milhões de fanáticos pelo esporte norte-americano, o Brasil é um importante mercado global para a NFL já que conta com a segunda maior base de fãs internacionais da liga, ficando atrás apenas do México.

Replay estrangeiro de 2019

Tanto os Chiefs quanto os Chargers já jogaram algumas vezes fora dos Estados Unidos e esta não é a primeira vez que se enfrentam em outro país. Em novembro de 2019, as equipes duelaram no Estádio Azteca, na Cidade do México, no jogo que terminou em vitória do time de Kansas por 24 a 17.

A partida contou com estrelas e lendas da NFL que já não jogam mais nas equipes. Os Chargers eram comandados pelo aposentado ídolo da franquia Philip Rivers, que tinha como principal recebedor o veterano Keenan Allen, que após uma temporada no Chicago Bears, retornou aos Bolts para este ano.

Já os Chiefs já contavam com a dupla Mahomes e Kelce. Mas o ataque ainda possuía o running back LeSean McCoy e a defesa tinha o safety Tyrann Mathieu, campeão do Super Bowl LIV com a franquia.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *