O ciclo de Giannis Antetokounmpo no Milwaukee Bucks pode estar próximo do fim. O astro da NBA se prepara para se despedir da franquia à medida que se aproxima o prazo final de trocas da liga, marcado para 5 de fevereiro.
De acordo com a reportagem, diversas equipes já fizeram propostas consideradas “agressivas” pelo duas vezes MVP da liga, e o Bucks começou a ouvir as ofertas. Fontes da liga afirmaram que o próprio Antetokounmpo, de 31 anos, vem comunicando internamente há meses que chegou o momento de uma separação, após mais de 12 temporadas defendendo a equipe.
O cenário esportivo de Milwaukee ajuda a explicar a mudança de postura. A equipe caiu para a campanha de 18 vitórias e 27 derrotas após a derrota por 139 a 122 para o Philadelphia 76ers, na terça-feira, e corre o risco de ficar fora dos playoffs pela primeira vez desde a temporada 2015/16.
Giannis também enfrenta um problema físico. O ala-pivô deve desfalcar o time por quatro a seis semanas por conta de uma distensão na panturrilha direita, sofrida na última sexta-feira. Mesmo assim, mantém números expressivos na temporada: médias de 28,0 pontos, 10,0 rebotes e 5,6 assistências em 30 jogos como titular.
Nove vezes All-Star, Antetokounmpo liderou o Bucks ao título da NBA em 2021, encerrando um jejum de 50 anos da franquia. Ele é o maior jogador da história do clube em estatísticas acumuladas, sendo líder em partidas disputadas, pontos, rebotes, assistências e tocos.
Caso a saída se confirme, o mercado da NBA pode viver uma das negociações mais impactantes dos últimos anos, envolvendo um dos principais nomes da liga e símbolo recente da história do Milwaukee Bucks.