A ex-“A Fazenda” Rayane Figliuzzi, 28, namorada do cantor Belo, 51, perdeu o posto de musa da Unidos da Vila Isabel, nesta segunda-feira (8), após episódio de racismo envolvendo as duas assessoras dela.
Em nota, a escola de samba disse que considera imprescindível reafirmar o compromisso com os valores de respeito, inclusão e combate a toda forma de discriminação.
“A Unidos de Vila Isabel informa que Rayane Figliuzzi não faz mais parte do quadro de musas da escola para o Carnaval 2026. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (8), em virtude da impossibilidade de cumprimento das agendas e compromissos necessários para o cargo”, iniciou a escola de samba em legenda da publicação no Instagram.
“De acordo com o presidente da escola, Luiz Guimarães, o posto de musa exige dedicação integral durante o processo de preparação para o desfile. Com a ausência de disponibilidade da influenciadora, tornou-se inviável manter o vínculo”, continuou.
“Além disso, em função dos recentes acontecimentos envolvendo a influenciadora, a escola considera imprescindível reafirmar seu compromisso com os valores de respeito, inclusão e combate a toda forma de discriminação. A agremiação repudia qualquer ato de preconceito e declara que a tolerância a comportamentos discriminatórios não será praticada ou aceita no seio da comunidade”, afirmou.
“‘Preconceito é burrice; quem o pratica deixa de ser humano para se tornar uma coisa sem valor’, afirma o Patrono da escola, o Capitão Guimarães”, continuou.
“A Unidos de Vila Isabel segue 100% comprometida para o carnaval de 2026, Com o enredo ‘Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África’, assinado pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, com pesquisa de Vinícius Natal, a Unidos de Vila Isabel vai exaltar a ancestralidade africana, os fundamentos do samba e a trajetória de Heitor dos Prazeres, ícone da cultura popular brasileira”, concluiu.
Entenda o caso
O clima entre Belo, Rayane Figliuzzi e a equipe da influenciadora se alterou após ela comentar, durante um jantar, que queria se dedicar ao carnaval como futura musa da Vila Isabel.
Segundo confirmado por Juliana Palmer à CNN Brasil, que até então era uma das assessoras de Rayane, o conselho para que ela fizesse aulas de samba foi interpretado por ela como pressão, o que desencadeou a tensão no grupo.
A situação piorou quando a secretária de Rayane, ao defender a influenciadora, se envolveu em uma discussão com Juliana e a insultou, chamando-a de “macaca”.
Ainda de acordo com a ex-assessora, houve agressão com bebida, e dois boletins de ocorrência foram registrados.
Além disso, ela publicou uma nota oficial nas redes sociais dizendo que a empresa de assessoria dela não representa mais a influenciadora.
Até o momento, Rayane não se pronunciou sobre o ocorrido.