O ator e poeta Gualdino Calixto, 84, morreu na madrugada desta terça-feira (23). A sobrinha, Claudia Calixto, confirmou à CNN o óbito por parada cardíaca e que o corpo será cremado sábado (27). O local não foi divulgado.
Nascido em Botafogo, na zona Sul do Rio de Janeiro, Calixto viveu dos 5 aos 15 anos em Portugal. Ao longo da vida, acumulou outras profissões, como professor, administrador de empresas e advogado. Nos últimos três anos, ocupava o cargo de Secretário Administrativo do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ) , onde também se dedicava ao texto e direção de leituras dramatizadas.
O perfil do SATED-RJ postou nos stories do Instagram uma imagem do ator em preto e branco com a data de nascimento e morte. Em abril deste ano, “Bodas de Ouro“, que ele escreveu e dirigiu, foi encenado no auditório da instituição, com entrada gratuita.

Entre os livros de poesia que lançou estão “Silvas & Valados” (2005) e “Ninhos Vazios” (2006), além de “Kpsue”: Manual De Reflexões e Lembranças” (2009) e “Palavras Jogadas Ao Vento” (2013), de prosas e versos. Em 2015, lançou “Brancas Lembranças da Minha Aldeia“, reunindo recordações da infância e juventude vivenciadas numa aldeia portuguesa.
Assista à leitura dramatizada de “Histórias ao Entardecer” (2018), de Gualdino Calixto:
Veja um compilado de trabalhos de Gualdino Calixto: