Modelo é alvo de críticas e ataques racistas após postar vídeo de desfile

A modelo Josi Albuquerque tem sofrido ataques racistas após postar um vídeo nas redes sociais utilizando roupas de ancestralidade africana dentro de um shopping de Goiânia (GO).

À CNN Brasil, Josi relatou que ela e sua filha, de apenas um ano, receberam diversas ameaças, incluindo de morte e estupro. Ela contou que depois do episódio foi à delegacia e abriu um boletim de ocorrência contra os crimes.

“Esse ódio todo de forma gratuita mostra o quanto as pessoas ainda são amargas e perderam o amor, ninguém nasce racista elas aprendem, então elas podem aprender a respeitar também”, reforçou a modelo.

Ameaças e ataques racistas enviados à modelo • Arquivo Pessoal
Ameaças e ataques racistas enviados à modelo • Arquivo Pessoal

Conforme apurado, o vídeo viralizado teria sido gravado após Josi, junto de outras mulheres, terem participado do concurso Miss Afro 2025, na capital. 

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado na Delegacia Estadual de Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e de Intolerância (DEACRI) e segue sendo investigado.

Nyna Koxta, responsável pelo desfile, afirmou à CNN Brasil que, além de Josi, todas as modelos que apareceram na postagem abriram boletins de ocorrência após os ataques. 

“Então, eu acho que nós precisamos denunciar, expor esses racistas, só assim que a pessoa vai pensar duas vezes. Só quando isso começar a ter uma consequência diretamente”, disse Nyna.

A CNN Brasil entrou em contato com o Advogado da Associação de Empresários e Empreendedores para o Fortalecimento do Afro empreendedorismo (Ascenda), mas não obteve retorno até a última publicação. 

*Sob supervisão de AR.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *