Missão que levará homem de volta à Lua: o que sabemos sobre a Artemis II

O próximo passo para a volta de astronautas à Lua é a missão Artemis II, o primeiro voo tripulado do programa, que deve testar, em ambiente real, todos os sistemas necessários para levar humanos novamente à órbita lunar — e, no futuro, à superfície do satélite.

Além disso, no futuro, a Lua poderá servir de “base” para outras missões de exploração espacial, como a ida do homem à Marte.

A Artemis II será a primeira missão com astronautas a bordo da cápsula Orion, lançada pelo foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial). Diferentemente da Artemis I, realizada sem tripulação, o objetivo agora é verificar se a espaçonave funciona conforme o planejado quando operada por humanos em condições de espaço profundo, fora da órbita baixa da Terra.

A tripulação será formada por quatro astronautas: Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da Nasa, e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense. Eles partirão do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e passarão cerca de 10 dias em missão.

Quando será o lançamento?

Nasa pretende fazer o lançamento no dia 8 de fevereiro. Os preparativos finais no foguete estão sendo realizados no Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unido

No dia 17 de janeiro, viajando a apenas 1,6 km por hora em sua plataforma de lançamento móvel, o SLS, com 98 metros de alturaacoplado à cápsula Orion, emergiu ao nascer do sol das gigantescas portas da garagem do Edifício de Montagem de Veículos da Nasa para um deslocamento lento até sua plataforma de lançamento a cerca de 6,4 km de distância, enquanto centenas de funcionários e contratados da agência observavam atentamente.

O que a Nasa quer?

Um dos principais objetivos da missão é validar os sistemas de suporte à vida, responsáveis por gerar oxigênio, remover dióxido de carbono e manter condições seguras para os astronautas durante longos períodos.

Esses testes são essenciais para missões futuras, mais longas e complexas, como a Artemis III, que prevê o retorno de humanos à superfície lunar.

Durante o voo, a tripulação também vai realizar manobras manuais de aproximação e controle da espaçonave, treinando operações que serão necessárias em encontros e acoplamentos em órbita lunar.

Por que o nome “Artemis”?

A missão levou o nome de Ártemis, irmã gêmea de Apolo e deusa da Lua na mitologia grega.

As missões Apollo, responsáveis por levar o homem à Lua durante a década de 1970, receberam o nome do deus grego do Sol, da profecia, da poesia, das artes, da música, da medicina e da justiça.

Agora, com o esperado retorno à Lua, a missão também recebeu um nome cheio de simbolismo, inspirado na mitologia grega. Ártemis é irmã gêmea de Apolo, e deusa da Lua, da castidade, da caça, do parto e dos animais selvagens.

Quarentena antes de viagem

Os astronautas  entraram em quarentena na sexta-feira (23). A medida garante que o grupo não contraia nenhuma doença que possa atrasar sua missão, limitando sua exposição a outras pessoas nos dias que antecedem o lançamento.

Esse período, chamado de programa de estabilização da saúde, geralmente começa cerca de 14 dias antes do lançamento.

grupo iniciará a quarentena em Houston e, se os testes continuarem a correr bem e as atividades progredirem rumo a um possível lançamento no próximo mês, seguirão para o Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, cerca de seis dias antes do lançamento.

Por que não pousar na lua?

“A resposta curta é porque não tem capacidade para isso. Não se trata de um módulo de pouso lunar”, disse Patty Casas Horn, vice-líder de Análise de Missões e Avaliações Integradas da Nasa.

“Ao longo da história da Nasa, tudo o que fazemos envolve um certo risco, e por isso queremos garantir que esse risco faça sentido e aceitar apenas o risco necessário, dentro de limites razoáveis. Então, desenvolvemos uma capacidade, testamos, desenvolvemos outra capacidade e testamos novamente. E chegaremos a pousar na Lua, mas o programa Artemis II é realmente sobre a tripulação.”

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *